Ano Novo Cabalístico

sexta-feira, 30 de agosto de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Ano Novo  Cabalístico
Ano Novo Cabalístico

O Ano Novo Cabalístico pode ser definido como uma grande concentração de energia. Na noite da próxima quarta-feira, 4, começa a celebração da entrada do ano 5574, que se inicia no dia 5. 

"Fazemos um ritual poderoso, em que ouvimos 101 vezes o som do shofar e plantamos uma grande semente de transformação. Logo após a explosão de energia do Ano Novo, entramos em profunda restrição e reavaliação durante dez intensos dias que culmina com o Yom Kipur, o nosso Dia do Perdão. Este é um dia de jejum absoluto”, explica Ian Mecher. 

Mas afinal, o que é cabala? Palavra de origem hebraica, kabbalah significa "recepção” e prega o compartilhamento. Ela ensina como eliminar toda forma de caos, dor e sofrimento da nossa vida.

Para começar a entendê-la, é preciso pensar em três questões com as quais sempre nos deparamos: Quem somos nós? Por que nascemos e morremos? Qual o propósito de nossa existência?

Existe uma sabedoria milenar que responde a essas perguntas. Ela ficou oculta por milhares de anos, restrita a um número reduzido de sábios. No entanto, foram preservados textos fundamentais que descreveram com precisão o momento que vivemos hoje. E apontam, para este mesmo momento, o início da difusão deste incrível acervo de conhecimento.  

A cabala tem mais de 5.000 anos e foi trazida por místicos judeus. Ela acompanha o calendário judaico, sendo, entretanto, anterior às religiões e mesmo ao povo judeu. A sabedoria da cabala é fundamentada em três livros sagrados, que contêm todos os segredos, os mistérios do universo, e que uma vez compreendidos nos direciona para a realização de uma vida significativa. Estes livros são a Torá, que é basicamente o Antigo Testamento da Bíblia e também é denominada "Os Cinco Livros de Moisés”, o mais codificado de todos os textos; o Zohar, que se antecipou em muitos séculos a importantes descobertas da ciência; e o Sefer Ietsira, um pergaminho repleto de fórmulas sobre o funcionamento do universo, considerado o mais antigo livro de astrologia.

Estas explicações foram dadas pelo professor de Cabala, o carioca Ian Mecler, que descobriu esse ensinamento durante uma fase de grande insatisfação. É comum nos perguntarmos o que pode faltar a uma pessoa bem-sucedida, com uma sólida carreira e uma ótima família. Então, o que poderia ser esse vazio? Foi a pergunta que ele se fez por algum tempo. Este sentimento de que algo não estava completo começou aos 29 anos. 

Em sua busca para tentar entender o que se passava em sua vida, Ian Mecler se dedicou a um esporte, o jiu-jítsu. Dedicado, foi conquistando as faixas de graduação e perto de conseguir a faixa preta descobriu uma doença que, teoricamente, o impediria de atingir seu objetivo esportivo. Foi um momento muito difícil para ele. "Pensei: como vou deixar este mundo assim, de repente?”, revela. Mas, Ian não desistiu: disputou o título e conquistou a sonhada faixa.

 Agora tudo estava perfeito. Ou não? Ian ainda sentia que faltava algo em sua vida. Mesmo nascendo em família judia, havia frequentado várias religiões. Desde pequeno tinha intuições, mas deixou de ouvir esses chamados – até que recebeu uma mensagem de um xamã siberiano dizendo que ele deveria seguir o caminho espiritual. Conheceu a cabala, o que mudou completamente a sua vida. Foi tudo muito rápido e marcante. Para Ian, tudo passou a fazer sentido após esse fato. 

Depois de se aprofundar nos estudos dessa sabedoria milenar, Ian Mecler passou a dar aulas e criou o Portal da Cabala, que além do site www.portaldacabala.com.br mantém um espaço para estudos e rituais. Sem fins lucrativos a entidade tem o compromisso de praticar e divulgar a cabala, trazendo uma nova perspectiva de vida a milhares de pessoas. No site, o visitante encontra agenda de cursos, guia de estudos, artigos, vídeos e até rituais ao vivo. 

"O ensinamento mais importante da fé, da espiritualidade, é que a morte final não se pode evitar, mas a morte de cada dia, sim”, diz Ian. "A morte que vem ao se ter pensamentos negativos, quando se culpa e não se aceita como é, quando se fala mal dos outros, quando julgamos e não perdoamos. Essa morte, sim, nos tira a vida”, acrescenta. "Não precisamos esperar amanhã, temos que ser felizes aqui e agora. Viver no presente é deixar renovar, acontecer”, ressalta o professor. "Tudo que aprendi nesta vida é que temos que viver com alegria”, finaliza. 


Livros de Ian Mecler


"A Força – O Poder dos Anjos da Cabala”

"A Cabala e a Arte de Ser Feliz”

"O Poder de Realização da Cabala”

"Aqui, Agora”

"As Dez Leis da Realização”

"O Místico”

 


Pensamentos de Ian Mecler


"Os principais obstáculos do homem têm sido os mesmos há milênios: depressão, mau humor, insatisfação, cobiça, vaidade e falta de saúde. São males que atingem a vida das pessoas e que gradativamente tiram delas seu elemento essencial: a alegria."

 

"Vamos esquecer os problemas criados pela mente; a grande maioria dos sofrimentos humanos é criada por ele mesmo! O passado ja foi, coisas melhores ou coisas piores já passaram.  O futuro não sabemos se virá, ou se virá da forma que imaginamos. Mas o presente é nosso!"

 

"Há um estado de graça, de puro amor, sem a sombra da morte à nossa espera. Esse é o propósito fundamental da nossa vida: retornar ao repouso do amor, da alegria e da consciência desperta." 



 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade