Ano Internacional da Luz é tema de mostra na Usina Cultural

Os trabalhos tiveram como tema o Ano Internacional da Luz, escolhido para ser comemorado em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
quinta-feira, 09 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Ano Internacional da Luz é tema de mostra na Usina Cultural

A galeria da Usina Cultural Energisa está com uma nova exposição em cartaz. A mostra reúne uma série de desenhos feitos por alunos da Escola Comunitária Municipal Vale de Luz, que tem sede em Conselheiro Paulino e se destaca pela formação educacional de menores voltada para o desenvolvimento humano e a construção de cidadãos capazes de atuar socialmente de forma justa, autônoma e fraterna. 

Os trabalhos tiveram como tema o Ano Internacional da Luz, escolhido para ser comemorado em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por conta disso, a mostra revela toda a criatividade dos alunos, inspirados na premissa de que a luz é matéria de ciência, força-motriz da inovação tecnológica, que contribui para o desenvolvimento sustentável e com soluções para desafios mundiais na agricultura, comunicação, educação, energia e saúde.

Vale a pena conferir a exposição, que ficará em cartaz até 11 de abril. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sábado, das 13h às 18h. A Usina Cultural fica na Praça Getúlio Vargas 55, Centro, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2522-3687.

Saiba um pouco mais sobre a data

Em dezembro de 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou 2015 como o Ano da Luz estabelecendo que a Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) promoveria ações em âmbito mundial voltadas para a importância da luz na vida e no bem-estar geral. A iniciativa presta um reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.

Ao proclamar a data, as Nações Unidas reconhecem a importância da luz, em especial das tecnologias ópticas, que vêm exercendo um papel essencial no cotidiano do século 21. Além de revolucionar a medicina, abrindo a comunicação internacional por meio da internet, a ciência óptica é primordial também para vincular aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade mundial.

Vale destacar que, juntamente com a Unesco, um grande número de organismos científicos participa dessa iniciativa, que, ao longo deste ano, vai reunir diversas partes interessadas, inclusive sociedades e associações científicas, instituições de ensino, plataformas de tecnologia, organizações sem fins lucrativos e parceiros do setor privado. A ação promete mobilizar sociedades de todo o mundo na solução de problemas que a tecnologia óptica apresenta.

Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Energisa | Energia | exposição
Publicidade