Enquanto vive as repercussões positivas das mais recentes realizações, a exemplo do Concerto da Primavera, em outubro, no Nova Friburgo Country Clube — no qual dividiu o palco com a banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio — e ainda a cerimônia do Dia Nacional da Cultura, na Câmara Municipal, quando recebeu a primeira Medalha do Mérito Cultural Carlito Marchon, a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense (SMBEF) terá uma série de eventos e atividades especiais até o final de dezembro, em sua programação comemorativa dos 150 anos.
A celebração do sesquicentenário ocorreu em 26 de fevereiro, mas a diretoria da agremiação se empenhou em deixar registrado o acontecimento histórico, iniciando os festejos em dezembro do ano passado, no Pavilhão de São Cristóvão (Rio), como parte do centenário de Luiz Gonzaga e prossegue até o fim deste ano.
A agremiação musical friburguense, banda civil mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta, vive ainda a expectativa de um evento especial no início do mês que vem: o maestro titular Nelson José da Silva Neto e os músicos têm se concentrado em ensaios para a final da Maratona Estadual de Bandas, concurso promovido pela Secretaria de Estado de Cultura como parte do programa Banda Larga, que será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro. A Euterpe se classificou para a final, em setembro, na última etapa realizada em Santa Maria Madalena e se apresentará no primeiro dia do concurso.
Homenagem a ex-prefeito
Como já vem realizando em parceria com o Grupo de Arte Movimento e Ação (Gama), presidido por Chico Figueiredo, inaugurações de placas referenciais em antigas residências de personalidades friburguenses, no sábado, 16, às 9h30, a banda participará da homenagem ao ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-secretário estadual do Trabalho e Serviço Social, o médico Feliciano Benedito da Costa, com o descerramento de placa na casa onde residiu e mantinha seu consultório, na Rua Monte Líbano, no Centro.
Além de Feliciano, já foram homenageados o maestro Sérvio Lago (um dos autores do Hino de Nova Friburgo, com placa na casa onde funciona atualmente a clínica Mater Dei, na Rua Augusto Cardoso, antiga residência de sua família), o ex-prefeito Paulo Azevedo (em casa na mesma Rua A. Cardoso) e o cantor e compositor friburguense Benito di Paula, no antigo Hotel Avenida, na Rua Dante Laginestra, local que ele frequentava e onde praticamente fez sua estreia.
Baile da Superação, homenagem da Maçonaria,
recital dos alunos e Cantata de Natal
Como um dos destaques de sua programação em novembro, no dia 23, a SMBEF traz a Nova Friburgo pela segunda vez este ano, a "big band” Orquestra Tupy, que vai animar o Baile da Superação — nome que remete à própria história da banda, que é considerada um símbolo de resistência cultural e a todas as intempéries que enfrentou, ao longo deste século e meio de existência.
O baile será no salão social do Country Clube, com início às 22 horas. A orquestra Tupy é regida pelo maestro Bruno Rodrigues e conta ainda com grupo vocal de cinco cantores. A animação será garantida por músicas dos anos 1960, 70 e 80, incluindo repertório nacional e internacional. Informações sobre reservas de mesas pelos telefones (22) 2522-9552, 2521-1085 e 2522-9008.
Na segunda-feira, 25, às 18h, a banda Euterpe será homenageada pela Loja Maçônica Indústria e Caridade, com a premiação do 18º Concurso Cidadania e Civismo, realizado junto a estudantes dos ensinos fundamental I e II e médio da rede estadual, com desenhos e redações, cujo tema foi exatamente os 150 anos da SMBEF.
Recital com novos talentos
Em 1º de dezembro, às 10h, será realizado o recital dos alunos da Escola de Música Samuel Antônio dos Santos, a maioria em sua audição de estreia no palco do salão nobre da Sociedade Musical. Um momento imperdível, com entrada franca, e geralmente carregado de muita emoção, pois familiares dos jovens estudantes comprovarão o resultado do trabalho do ensino teórico e prático.
No sábado seguinte, dia 7, a banda sinfônica participa do primeiro dos dois dias da final da Maratona Estadual de Bandas. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, o concurso tem 10 bandas finalistas e terá seus concertos no Teatro João Caetano, no Rio.
Sem nenhum concurso idêntico no Estado desde o ano 2000, a Euterpe é a campeã da classe especial, tendo se apresentado na Sala Cecília Meireles naquele ano. Professor da escola de música e músico da SMBEF, o flautista Sergio Malafaia tem a expectativa que é comum a todos os integrantes, sejam maestros ou músicos: "Há 13 anos não acontece concurso e exatamente no ano em que a Euterpe comemora 150 anos, teremos a maratona e estamos na final. Isso me parece ser uma coincidência, no mínimo, muito positiva”, celebra.
Em 20 de dezembro, às 20h, a banda Euterpe Friburguense realizará a Cantata de Natal, na Matriz São João Batista. Com entrada franca, a agremiação que nasceu de um exemplo de fé, a partir de promessa do maestro Samuel a Santo Antônio, fechará os festejos com um concerto em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo.
Deixe o seu comentário