Aniversário de A Voz da Serra repercute nos legislativos municipal e estadual

Vereadores e deputados celebraram a data comemorativa do jornal em plenário
sexta-feira, 08 de abril de 2016
por Ivan Correia
Discurso do deputado estadual Comte Bittencourt na Alerj
Discurso do deputado estadual Comte Bittencourt na Alerj

Os 71 anos de A VOZ DA SERRA completados na última quinta-feira, 7, foram comemorados por leitores, parceiros, anunciantes, entidades empresariais e outros segmentos da sociedade fluminense, com repercussões até mesmo no Legislativo municipal e estadual. Na última sessão ordinária da Câmara friburguense, no dia do aniversário do jornal, o vereador Zezinho do Caminhão solicitou que fosse feita a leitura de um discurso produzido por ele para que o mesmo constasse em ata. Confira a íntegra do discurso nesta página.

O deputado estadual Comte Bittencourt também fez um discurso na Assembleia Legislativa do estado (Alerj) também na quinta-feira, 7, onde também foi comemorado o Dia do Jornalista, lembrando da importância de A VOZ DA SERRA para a história de Nova Friburgo. A íntegra do discurso também pode ser acompanhado junto a esta matéria.

O jornal também recebeu congratulações em sua sede de diversas entidades e amigos como a Universidade Cândido Mendes, o Nova Friburgo Country Clube e a casa de saúde São Lucas.

Discurso do vereador Zezinho do Caminhão na Câmara Municipal de Nova Friburgo

“A Associação Brasileira de Imprensa oficializou o dia 7 de abril como o Dia do Jornalista em 1931, uma justa homenagem aos profissionais que, em uma época onde as ferramentas tecnológicas eram precárias, lutavam para informar com os poucos recursos disponíveis. Quatorze anos depois, em uma Nova Friburgo com apenas 25 mil habitantes, no mesmo dia 7 de abril, a cidade ganha o que se tornaria o maior guardião da sua história. Naquele 7 de abril de 1945 nasce A VOZ DA SERRA.

Criado como semanário, a direção do novo jornal já se preocupava com a qualidade do conteúdo e com a forma independente de o noticiar. Foram anos difíceis, o jornal quase quebrou, até que em 1953, A VOZ DA SERRA passa a ser o instrumento para se “combater o bom combate” sob o timão de seu novo controlador, Américo Ventura Filho. Assim foi por 20 anos, até os últimos dias de seu fundador.

Com a mesma luta para manter o jornal, assume a direção o filho mais velho de Américo, o seu Laercio, que conduz o veículo para a modernização. Até sua passagem em 2013, Laercio transforma o jornal de um só homem em uma empresa sadia com 30 funcionários. A VOZ DA SERRA ganhou cor, novos cadernos e uma versão digital, sem, com isso, perder os valores nascedouros.

Hoje, A VOZ DA SERRA completa 71 anos e construiu uma identidade com esta terra a ponto de suas histórias se sobreporem. O jornal é muito mais do que um hábito de leitura para o friburguense, é parte da identidade de cada cidadão. Vai além de fonte de informação, transformando-se em orgulho desta cidade.

E é com este orgulho que parabenizo a família Ventura e a cada profissional que contribui ou contribuiu para tornar A VOZ DA SERRA um dos ícones de Nova Friburgo e, aproveitando as congratulações a este grande veículo de comunicação, estendo às honras a todos os jornalistas pelo seu dia. Juntos, órgãos de imprensa e seus profissionais são pilares fundamentais para a democracia e incansáveis na defesa da liberdade que tanto defendo”.

Discurso do deputado estadual Comte Bittencourt na Alerj

“Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, também, um pouco na linha, no início da minha intervenção, do deputado Eliomar Coelho, venho saudar aqui a classe de jornalistas que, sem dúvida, dão uma contribuição fundamental à humanidade, enfim, a todas as áreas da civilização. E, também, faço aqui das minhas palavras a do deputado Eliomar Coelho, lamentando não termos, ontem, 6, aprovado o que tínhamos conseguido na lei de 2015, ou seja, não termos conseguido aprovar o piso para jornalistas e radialistas na Lei do Piso Estadual.

Sei que vários deputados que estão em plenário, aqui votaram favorável à inclusão, mas, infelizmente, não tivemos os votos necessários para essa inclusão. Fica uma luta para o próximo ano, quando a lei voltar à casa trazendo o novo piso para o exercício de 2017. É uma luta que vamos tentar ao longo desta legislatura convencer os nossos colegas.

Quero, também, aproveitar o dia do jornalista para trazer uma saudação especial ao Jornal A VOZ DA SERRA. O veículo em questão faz 71 anos hoje (última quinta-feira, 7). Seguramente, um dos diários mais antigos do estado do Rio de Janeiro. Um diário da cidade de Nova Friburgo e que, sem sombra de dúvida, vem contribuindo muito com o desenvolvimento das regiões Serrana e Centro-Norte fluminenses.

Um abraço fraterno à Adriana e ao Gabriel Ventura que tocam aquele jornal, já quase secular. A Adriana, filha do saudoso Laercio Ventura, e o Gabriel, seu neto, que o jornal de forma muito profissional, brilhante, levando ao povo friburguense e de toda a região Centro-Norte/Serrana a boa informação a respeito de todos os assuntos da nossa querida Friburgo e região”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: A Voz da Serra
Publicidade