Animais peçonhentos viram atrações na Praça Dermeval

quinta-feira, 21 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Bruno Pedretti

Muitas cobras, aranhas e animais peçonhentos podem ser vistos até hoje, 21, das 9h às 18h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Está sendo promovida a Exposição de Animais Peçonhentos da Fauna Silvestre, com realização da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Profissional e Superior, e Instituto Vital Brazil, contando com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia.

No estande montado na praça pode-se observar de perto animais peçonhentos, que pertencem ao Instituto Vital Brazil, como cobras jiboia, cascavel, jararaca, jararacuçu, além de aranhas caranguejeira, armadeira, marrom e viúva negra, lacraia e escorpião amarelo. Também há no estande cartazes com esclarecimentos sobre como proceder caso picado por cobra, informações diversas sobre animais peçonhentos, através de fotos e explicações dadas pelos biólogos do Instituto Vital Brazil.

Um dos biólogos e técnicos responsáveis por cuidar dos animais do Instituto Vital Brazil é Roberto Luís do Amaral, que se impressiona com o constante movimento de pessoas visitando o estande. “As pessoas perguntam e querem saber bastante sobre os animais, mostramos que esses animais não são tão perigosos como pensamos”, afirma. Segundo ele, um dos maiores objetivos da exposição é levar o conhecimento à população sobre as espécies. “Estamos aqui para instruirmos as pessoas para que não matem esses animais, pois eles nos trazem benefícios, como remédios e vacinas para prevenção de algumas doenças”, informa.

O biólogo explica o que fazer caso uma cobra apareça em casa. “Na realidade, as cobras e os animais em geral estão em seu habitat natural, quem está invadindo esse habitat são os homens, os verdadeiros predadores. Caso encontre uma cobra dentro de sua casa, ligue para os bombeiros, para que eles tomem a atitude necessária para retirada do animal”, argumenta. Roberto Luís falou ainda do fascínio que tem por esses animais. “São animais interessantíssimos! O veneno de uma cobra cascavel, por exemplo, pode salvar vidas e curar muitas doenças”, atestou o biólogo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade