Animais abandonados ou que perderam seus donos na tragédia do dia 12 estão disponíveis para adoção

quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Animais abandonados ou que perderam seus donos na tragédia do dia 12 estão disponíveis para adoção
Animais abandonados ou que perderam seus donos na tragédia do dia 12 estão disponíveis para adoção

Flávia Namen

Tema que já foi abordado em várias reportagens de A VOZ DA SERRA, o problema dos animais abandonados em Nova Friburgo se agravou após a tragédia das chuvas, ocorrida no último dia 12. Além do aumento dos casos de abandono, o número de animais que perderam seus proprietários nos diversos deslizamentos e enchentes que atingiram a cidade aumentou significativamente. Em função disso, o site Olhar Animal lançou recentemente uma campanha para incentivar a adoção dos bichinhos que estão sem lar.

Promovida em parceria com a Coordenadoria do Bem-Estar Animal de Nova Friburgo, a iniciativa promete contar com boa adesão da comunidade. Ao acessar o endereço http//www.olharanimal.net é possível conferir dados de cães que estão disponíveis para adoção em Nova Friburgo, que foram abandonados ou ficaram desabrigados. O site também anuncia mais de 500 animais para adoção em todo o Brasil, além do calendário das feiras de adoção.

Além de buscar um lar para tantos animais que sobreviveram a maior catástrofe natural do país, a campanha visa estimular a adoção de cães e gatos em substituição à compra, prática ainda muito comum por quem quer um animalzinho de estimação. Também é uma forma de contribuir para reduzir a venda indiscriminada de bichinhos por pessoas sem compromisso com o seu bem-estar.

Cuidados para quem quer adotar um bichinho

Quem quer adotar um animal de estimação e ser um proprietário responsável precisa estar atento a uma série de detalhes e seguir as seguintes recomendações: alimentar adequadamente o animal; manter água fresca e limpa todo dia; cuidar da saúde do bichinho mantendo a vacinação e vermifugação em dia.

Os proprietários também precisam estar cientes de que cães e gatos não devem ter livre acesso à rua e que, ao sair com o animal, devem mantê-lo sob controle, utilizando coleira e guia. É fundamental que o animal de estimação tenha sempre na coleira uma placa ou medalha de identificação, constando o nome e o telefone do proprietário.

Vale destacar que o mais importante para quem quer ter um bicho de estimação é dar carinho, afeto e atenção, e não tratá-lo como se fosse um brinquedo. Na hora de adotar um animalzinho deve-se lembrar que cães e gatos vivem em média 15 anos e é preciso ter disponibilidade para cuidá-los ao longo desse tempo.

Sociedade Mundial de Proteção

Animal e Unifeso fazem parceria em

prol dos animais vítimas da catástrofe

A Sociedade Mundial de Proteção Animal, maior federação de organizações de bem-estar animal do mundo (com uma rede de mais de mil ONGs afiliadas em 156 países), montou um plano de trabalho para ajudar os animais vítimas das enchentes na Região Serrana. Em parceria com o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis, foi criado um centro de operações que distribuirá nas próximas semanas 13 toneladas de alimentos para cães e gatos. Além disso, serão doados medicamentos, com a ajuda de várias equipes de voluntários, formadas por veterinários e alunos do último curso de medicina veterinária da universidade. Mais informações no site http://www.wspabrasil.org.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade