O programa Hora Técnica dessa semana (TV Zoom, canal 10 do sistema por assinatura RCA, hoje, 1º, às 21h) traz um debate importante sobre a situação hidrológica da cidade. O tema da atração será “Análise hidrológica das chuvas de janeiro: comentários técnicos”. Para debater o tópico, membros da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) utilizarão imagens captadas pelo engenheiro civil Paulo Canedo, especialista em hidrologia da Coppe — Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia. O jornalista Paulo Carvalho vai mediar o debate que buscará aprofundar o entendimento dos eventos ocorridos na noite de 11 de janeiro. De acordo com Canedo, a tragédia de 12 de janeiro foi o resultado da “equivalência de 18 tempestades de verão seguidamente, com um enorme poder de destruição”.
Na avaliação de Canedo, a catástrofe se deu graças à soma de diversos fatores como uma frente fria polar antártica, uma massa quente amazônica e a formação de nuvens e tempestades eletromagnéticas.
— Quando isso acontece, cria-se uma enorme “onda de choque” com uma força avassaladora — destacou o engenheiro.
Evitar o fenômeno é impossível, mas os estragos poderiam ter sido minimizados. O debate acontece ao vivo. Para participar com perguntas, o telespectador pode ligar para o telefone da emissora, o 2519-2003, ou enviar perguntas pelo e-mail aeanf@gigalink.com.br.
Deixe o seu comentário