Um dos dez primeiros centros espíritas do Brasil foi construído em Amparo, em 1888, diz Turíbio, morador da localidade que estuda a doutrina e a segue há mais de cinco anos. E de acordo com historiadora Janaína Botelho, não é só pela religião que a localidade é digna de ser notado: Amparo possui diversos pontos históricos como o Amparo Futebol Clube, construído em 1927, o Cine Teatro, fundado em 1940, e a Igreja de Nossa Senhora de Amparo, construída em 1950, entre outros do gênero. A VOZ DA SERRA já realizou diversas reportagens abordando a carência de infraestrutura em localidades do distrito a 15 quilômetros do Centro, entre elas a respeito do loteamento Tiradentes, que carece de maior suporte no quesito esporte --- embora, em 2012, núcleos esportivos tivessem sido construídos em todo o município, inclusive em Amparo.
Inicialmente foram desenvolvidas ali atividades esportivas coordenadas pelo técnico Zé Piola. Atualmente, a quadra tem sido utilizada para outros fins. Segundo o presidente da Associação dos Amigos e Moradores do Amparo (Assamam), Valtair Mayer, a situação da quadra é muito preocupante e o tema será uma das metas da entidade para este ano. Em depoimento, ele afirma: “O esporte deveria ser um direito garantido, uma missão do governo, pois ajuda a melhorar a qualidade de vida dos moradores, em especial, das crianças da comunidade”, observa Valtair.
Na quadra, alguns banheiros também estão em estado precário, acumulando lixo e sujeira por toda parte, assim como o redor do local. Outra queixa muito comum entre os moradores é que a quadra costuma até ser utilizada para consumo de drogas. Por isso, os moradores aguardam uma solução. “Amparo precisa de amparo de verdade. Estamos largados aqui. Se não é o posto de saúde que não termina é a quadra que continua ruim. Precisamos fazer o quê?”, observa Turíbio.
Melhorias em quadra de Amparo só com convênios, diz Prefeitura
A Secretaria de Esportes, Lazer e Políticas Públicas para a Juventude informou através de nota que mantém um funcionário para a realizar a manutenção diária e limpeza da quadra.
Já em relação as obras de reforma da quadra, a secretaria acrescentou que depende da elaboração de convênios com os governos estadual ou federal para viabilização dos serviços necessários.
Deixe o seu comentário