Ambulatório da Catedral precisa de voluntários e eletrocardiograma

segunda-feira, 20 de agosto de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Ambulatório da Catedral precisa de voluntários e eletrocardiograma
Ambulatório da Catedral precisa de voluntários e eletrocardiograma

José Duarte

Inaugurado dia 29 de junho com bênção solene do bispo da Diocese de Nova Friburgo, D. Edney Gouvêa Mattoso, o Ambulatório Bento XVI, que funciona no anexo da Catedral São João Batista, já está atendendo cerca de 50 pessoas, diariamente. O ambulatório funciona das 8 às 17h e o atendimento é feito através de um cadastro pessoal. Todos os profissionais que trabalham são voluntários, ninguém ganha nada—são médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor que dedicam algumas horas do seu tempo ao ambulatório.

Hoje, há plantão de especialistas em ortopedia, cardiologia, pediatria, ginecologia, urologia e psicologia, mas ainda há necessidade de outro ortopedista, pediatra e ainda, clínico geral, angiologista e neurologista.

Com direção do médico Fernando Borges e da coordenadora da Pastoral Social da Catedral São João Batista, Vera Borges, o projeto atende gratuitamente. Um farmacêutico formado cuida do dispensário de remédios que são doados pela comunidade friburguense. A doação deve estar no prazo de validade.

A direção está estudando critérios para elaborar o sistema de carência dos pacientes que procuram o ambulatório para que apenas pessoas realmente necessitadas usufruam do atendimento.

Além disso, através do cadastro a Catedral promove outros tipos de ajuda e aproximadamente 100 cestas básicas são distribuídas mensalmente. O ambulatório também fornece todo o enxoval para bebês carentes. No momento, há inscrições abertas para um curso de gestantes.

“Nada aqui é pago. É bom frisar que não temos nenhuma pretensão de concorrer nem substituir qualquer tipo de serviço público. Tínhamos um espaço ocioso na Catedral e resolvemos ocupá-lo com um serviço que atendesse às pessoas, material e espiritualmente. Queremos ver um povo feliz. Não cobramos, mas para ter direito aos serviços tem que ser carente”, finaliza o padre Marcus Vinícius Brito Macedo, pároco da Catedral.

Os profissionais que atualmente dispensam algumas horas do seu tempo a este projeto são: Alexandre Ferro e Maurélio Costa (cardiologistas); Antonio Sérgio, Noberto Rocha, Léa Márcia, Carlos Pecci e Cláudio Pecci (ginecologistas); Gláucio Barreto (ortopedista); Celina e Eunice (pediatras); Gelson Guaraldi e Solange Gonçalves (dermatologistas); Fernando Povoleri (urologista); Kátia, Cláudia Quintanilha, Rudster Lima e Robinson (psicólogos).

Neste momento, a direção está empenhada em conseguir um aparelho de eletrocardiograma. Caso algum empresário/empresa puder fazer esta doação, basta entrar em contato com o padre Marcus Vinícius pelo telefone 2522-1764.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade