Ambulatório Bento XVI oferece testagem rápida de HIV nesta quinta

Na próxima semana, Secretaria Municipal de Saúde iniciará exames em unidade de saúde da cidade
quarta-feira, 03 de abril de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Ambulatório Bento XVI oferece testagem rápida de HIV nesta quinta

O Ambulatório Bento XVI, vinculado à Diocese de Nova Friburgo, anexo ao Colégio Nossa Senhora das Dores, no Centro, realiza nesta quinta-feira, 4, das 8h às 11h30, testagens rápidas do vírus HIV e sífilis. O exame é indicado para quem se expôs, recentemente, a alguma situação de risco, como ter tido relação sexual sem utilizar preservativo. A unidade de saúde da Igreja Católica funciona na Rua Augusto Spinelli, 75, Centro, ao lado do Colégio Nossa Senhora das Dores.

Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha contra o vírus em unidades de saúde. O posto de saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro, realizará testagens da próxima terça-feira, 9, ao dia 14, sempre das 8h30 às 11h30. No Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Riograndina, o exame será oferecido no dia 9, das 9h às 17h. Em Stucky, distrito de Mury, também haverá testes no mesmo dia, das 8h às 10h45. E na localidade de Centenário, no distrito de Campo do Coelho, a testagem será feita dia 12, das 9h às 15h.

Iniciativa do Programa Municipal de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), a campanha em Friburgo marca a data de 7 de abril, instituída como Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2007 até junho de 2018, foram notificados 247.795 casos de infecção pelo HIV no país, sendo 117.415 (47,4%) na região Sudeste.

Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde. Com isso, ganha muito em qualidade de vida. Além do diagnóstico, o município oferece também tratamento imediato aos pacientes com resultados positivos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade