Ambulâncias do Samu: inoperantes, até quando?

quinta-feira, 05 de abril de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Ambulâncias do Samu:  inoperantes, até quando?
Ambulâncias do Samu: inoperantes, até quando?

Há oito meses Nova Friburgo recebeu três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo duas básicas e uma avançada (com UTI móvel). Foram enviadas pelo Ministério da Saúde juntamente com outras ambulâncias para os demais municípios da região. No entanto, todas elas continuam estacionadas no pátio do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, na Vila Nova. Até o momento, inúteis, ao relento.

De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde, as ambulâncias estão paradas porque o Samu ainda não foi implantado na Região Serrana. Conforme o projeto inicial, caberia ao governo federal arcar com 50% das despesas, e o estadual e o municipal com 25%, cada. E funcionaria através de um consórcio regional na Região Serrana, tendo como presidente o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, e como vice-presidente o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros. A central funcionaria em Petrópolis, onde seriam atendidas também as ligações para o telefone de urgência 192. Cada município faria construções ou adaptações para o funcionamento das bases (uma para cada ambulância). Nova Friburgo teria uma base em Lumiar, outra em Campo do Coelho, para as ambulâncias básicas, e mais uma no Centro (Rua General Osório), para a ambulância avançada.

Estava sendo aguardada para a última semana de março, a regulamentação do Samu na Região Serrana, através de portaria do Ministério da Saúde, determinando, inclusive, a verba para cada município. No entanto, tudo continua em compasso de espera, pois as autoridades do setor de saúde em Nova Friburgo ainda não tinham informação se a portaria havia sido assinada ou não.

Enquanto isso, as ambulâncias continuam paradas no pátio do 6º GBM.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade