O movimento Nova Friburgo 200 Anos, em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-NF) promove mais uma palestra do projeto Quartas na História. Será amanhã, dia 4 de novembro, às 19 horas, no auditório Angel Diegues, na sede da entidade empresarial do comércio varejista (rua Fernando Bizzotto, 39). Desta vez, o chefe de divisão do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica - Pró-Memória, Nelson Bohrer, vai proferir palestra, voltada principalmente aos professores de todo o município, com o intuito de apresentar o potencial de pesquisas do novo portal do Centro de Documentação Dom João VI (www.domjoaovi.com.br) para que o mesmo possa ser cada vez mais utilizado pelos estudantes friburguenses.
“Todo o alicerce dos 200 anos de histórias de Nova Friburgo e região estão aqui. Este acervo é riquíssimo. Os professores têm de ter conhecimento desse material. A intenção é ensiná-los a utilizar este instrumento como fonte de pesquisas e, assim multiplicando seu uso junto aos respectivos alunos.
Durante a palestra serão comparados sites de pesquisas on- line, como o Google, o Times On Line (do jornal americano The New York Times) e do próprio Centro de Documentação Dom João VI. “O que será um comparativo inigualável, entre o que é mostrado no mundo e em Nova Friburgo, explicou Nelson Bohrer, o Guguti que, há quase dois anos, juntamente com o historiador Carlos Jayme Jaccoud, iniciou, a princípio através de um trabalho voluntário, a digitalização do acervo do setor da municipalidade, subordinado à Secretaria de Cultura do Município.
750 mil documentos a serem digitalizados
Para se ter uma ideia do trabalho que está sendo realizado, na preservação da documentação histórica disponível, de acordo com Guguti, atualmente o Centro de Documentação Dom João VI conta com um acervo de mais de 750 mil publicações. São jornais, documentos e fotografias, que estão sendo digitalizados desde maio último. “Cerca de 10 mil fotos já passaram pelo processo de digitalização e alguns desses exemplares podem chegar a 60 megapixels de resolução e/ou serem ampliadas até três metros”, comentou Guguti.
Utilizando tecnologia de última geração, entre as quais possibilitando ferramentas de busca só disponíveis aos grandes portais atualmente existentes na internet, o trabalho que está sendo executado por Nelson Bohrer garante eternidade a ação iniciada em meado da década de 1970 pela funcionária pública Thereza Albuquerque de Mello. Ela deu início ao resguardo de fotos e documentos antigos, recortes de jornais e demais preciosidades, que hoje permitem ao município dispor de um dos mais completos acervos públicos de sua rica e importante historiografia.
NF 200 ANOS iniciará intercâmbio com a imprensa suíça para divulgar o bicentenário
O movimento Nova Friburgo 200 Anos foi lançado em 21de maio de 2008 com a instalação oficial de seu comitê. Dez anos antes, porém, a proposta de mobilizar a sociedade friburguense para preparar as comemorações do bicentenário do município, em 2018, já vinha sendo defendida pelo jornalista Girlan Guilland, que obteve total apoio do engenheiro Heródoto Bento de Mello e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Bráulio Rezende Filho, hoje respectivamente prefeito e secretário-geral do município.
Atualmente secretário municipal de Comunicação Social, o jornalista é também secretário-executivo do NF 200 Anos e está confiante nas perspectivas do movimento, principalmente com a recente iniciativa do chefe do executivo friburguense ao escolher o assunto como tema do VI Encontro Suíço-Brasileiro (En Route les vers 200 ans): Encontro Rumo aos 200 Anos.
“Não haveria forma melhor de linkar essa proposta, exatamente com o intercâmbio que vem sendo realizado há três décadas com a Suíça. Afinal, aquele país é um dos fundadores de nosso município. Como diz o próprio prefeito Heródoto, a comemoração de nossos dois séculos é, sobretudo, a celebração de um feito histórico e monumental do povo suíço”, diz o secretário, acrescentando ainda o intercâmbio que será iniciado com a imprensa de Fribourg, conforme ficou estabelecido na recente visita da comitiva de 327 fribourgeoises ao município.
Durante o encontro, ele estabeleceu contatos com jornalistas que integravam a delegação. Com o representante do La Liberté, por exemplo, Pierre Siebere, ficou acertado um esquema de produção conjunta e publicação simultânea de matérias jornalísticas específicas com enfoque na contagem regressiva para os dois séculos friburguenses.
Deixe o seu comentário