O premiado escritor Álvaro Ottoni participou recentemente do Programa ABZ do Ziraldo, veiculado pelo Canal Brasil, onde falou de sua vida e obra. Comemorando 31 anos de carreira e o lançamento de seu 29º livro infanto-juvenil, "O Menino Misterioso”, Álvaro teve uma dinâmica conversa com Ziraldo. "A entrevista acabou por se transformar em bate-papo bem-humorado, um passeio desde a minha infância, a nossa mineirice — ele, por ser mineiro legítimo de Caratinga, e eu por descendência, com toda a família por parte de mãe mineira. Meu tataravô foi Teófilo Benedito Ottoni, nome de uma cidade em Minas Gerais, que era a fazenda Nova Filadélfia”, afirma Álvaro.
Ziraldo fez um passeio por vários livros de Álvaro — desde o primeiro, "A Árvore Que Fugiu do Quintal”, que já está na 23ª edição —, com destaque para "Quem Mora Aqui? Quem Mora lá?”, que tem como novidade a estreia da cantora Miúcha como ilustradora. Ziraldo se impressionou com as ilustrações e elogiou também a força do texto.
O programa teve espaço ainda para que Álvaro mostrasse o talento para a contação de histórias, arte milenar considerada por Ziraldo como a mais poderosa ferramenta de incentivo à leitura. "Mais vale a leitura do que ir à escola”, disse ele, confessando que sonhava ver contadores de história espalhados por todo o país.
Ao fim da entrevista, o escritor mostrou a carta de congratulações que o Papa Francisco lhe enviou pelo lançamento da versão italiana de "O Menino Misterioso”. "Mandei para Sua Santidade o livro autografado, que acaba de ser lançado em italiano, e tive a surpresa de receber carta agradecendo tanto o livro como minhas palavras de um abençoado pontificado. Fiquei muito lisonjeado com a mensagem do Papa, que também enviou bênçãos extensivas a minha família”, contou Álvaro.
Deixe o seu comentário