Alvarez Gomez e Conselheiro Paulino homenageados em evento no NFFC

terça-feira, 25 de novembro de 2014
por Vinicius Gastin
Alvarez Gomez e Conselheiro Paulino homenageados em evento no NFFC
Alvarez Gomez e Conselheiro Paulino homenageados em evento no NFFC

Uma manhã para ficar na história do futebol friburguense. Muitos dos que estiveram presentes à cerimônia no último domingo, 23, no Nova Friburgo Futebol Clube, de fato já escreveram seus nomes nas páginas do esporte. Dentre eles, uma figura foi o principal personagem do dia festivo: Jose Alvarez Gomez. O objetivo de homenagear os 35 anos de fusão entre o Conselheiro Paulino e o Esperança, e o consequente surgimento do Nova Friburgo não estaria completo sem a reverência ao empresário espanhol, que durante anos manteve uma indústria fabricante de tijolos de argila no distrito.

"A importância do meu avô vai além do futebol, que, claro, compõe um capítulo importante na história de Nova Friburgo. Ele foi importante também para o desenvolvimento de Conselheiro Paulino”, destacou o engenheiro Zury Maurer, neto de Alvarez, durante o seu discurso.

Para eternizar o momento e o presidente do clube no início da década de 1950, uma placa foi inaugurada em um jardim do parque aquático do Nova Friburgo Futebol. A solenidade contou com as presenças de dirigentes do clube, autoridades municipais, ex-jogadores do Conselheiro Paulino e personalidades do esporte municipal. Todos puderam passear pela história do futebol friburguense, com os depoimentos de Carlos Arnaldo Bravo Berbet, o Juca, presidente do Conselho Deliberativo, e Luiz Fernando Bachini, presidente do Conselho Diretor. No entanto, um dos momentos mais surpreendentes foi protagonizado por Antônio Felippe Deccache, presidente de honra do Friburguense Atlético Clube.

 

 

Em seu discurso, Deccache contou uma breve passagem que tivera com Alvarez. Ele contou como foi feita a negociação para fundir Conselheiro e Esperança, e revelou uma antiga promessa feita ao empresário. "Sugeri ao Alvarez que juntassem a estrutura do Conselheiro com a tradição do Esperança. Assim aconteceu. Eu então prometi que o nome do estádio do Nova Friburgo aqui em Conselheiro Paulino seria José Alvarez Gomez. Peço aos diretores do clube que me ajudem a cumprir a promessa, ou eu terei "mentido para ele”, comentou emocionado, referindo-se ao projeto de construção do estádio no terreno anexo ao Nova Friburgo.

Entrega de certificados e confraternização

Relembrar tantos craques em uma história centenária não é tarefa das mais simples. Por isso, alguns personagens foram escolhidos pelo Nova Friburgo Futebol Clube para representar tantos outros que marcaram época. Logo após a cerimônia de inauguração da placa em homenagem a José Alvarez, ex-jogadores e dirigentes do Esporte Clube Conselheiro Paulino receberam certificados em forma de reconhecimento pelos serviços prestados. Momento de reencontros, lembranças e emoção. Na sequência, foi servido um almoço para fechar a manhã festiva e colocar um ponto final em mais um capítulo importante na história do futebol amador de Nova Friburgo.

Entrega de certificados e almoço de confraternização encerraram a manhã festiva

Quem foi José Alvarez Gomez?

No cenário de crise, em 1930, Jose Alvarez Gomez imigrou para Nova Friburgo para trabalhar em uma fábrica de tijolos e telhas de propriedade de um cunhado, a "Olaria Nova”, no distrito de Conselheiro Paulino. Oito anos depois, em 1938, já sócio majoritário da empresa, trouxe a esposa, a senhora Herminia Alvarez Gandara e as filhas Sara e Celia. Já em território nacional, nasceram Celso e José, popularmente conhecido como Pepinho. Em meados do século passado, em torno da empresa, formou-se o Brasil-Espanha. Já no início dos anos de 1950, o nome já era Esporte Clube Conselheiro Paulino. Jose Alvarez Gomez era empresário espanhol, que durante anos manteve uma indústria fabricante de tijolos de argila no distrito, e apaixonado por futebol, foi presidente de honra e grande benemérito. 

De acordo com a escritura de incorporação do E.C. Conselheiro Paulino pelo Esperança Futebol Clube, datada de 27/03/1974, Alvarez Gomez, Jair Gonçalves Rodrigues e Lafayete Bravo Filho tornaram-se beneméritos do Esperança Futebol Clube. Os três já eram beneméritos do E.C. Conselheiro Paulino. 

Alvarez Gomez doou um terreno de 4.000 metros quadrados ao Esporte Clube Conselheiro Paulino no final da década de 1960. Alvarez faleceu em 1976 devido a uma infecção generalizada, e foi sepultado no Cemitério São João Batista, em Nova Friburgo.

O Esporte Clube Conselheiro Paulino: um breve histórico

O Esporte Clube Conselheiro Paulino foi fundado no final da década de 1940 por Alfredo Pinheiro, Augusto Zebende, Jaime Rodrigues, Jair Gonçalves Rodrigues, João Acácio Cardinot, João Herdy, Jose Alvarez Goméz, José Iurio Pinheiro, o Barão, José Knust, Lafayete Bravo, Lafayete Bravo Filho, Manoel Ribeiro, Mário Luiz Fernandes e Oswaldo Balthazar. Em 1947, era chamado de Brasil-Espanha. Ao longo dos anos, o distrito friburguense passou por mudanças econômicas e sociais, e o clube acompanhou as transformações econômicas e sociais. 

A origem do Esporte Clube Conselheiro Paulino está diretamente ligada à sociabilidade e formação da identidade social do povo do distrito. O surgimento do time Brasil-Espanha se deu a partir da fábrica de tijolos comandada por Alvarez Gomez. De necessidade urbano-recreativa da comunidade do centro de Nova Friburgo, o futebol contribuiu para a formação de identidade social da comunidade, ainda com características predominantemente rurais. 

De acordo com a Resolução nº. 81, de 26 de novembro de 1949, a Câmara Municipal autorizou o Poder Executivo a promover o parcelamento dos terrenos e a urbanização do antigo prado de corridas, atual bairro do Prado, em Conselheiro Paulino. Pelo mesmo diploma legal ficava autorizado o prefeito a doar ao E..C. Conselheiro Paulino área de 19.000 m² para a exclusiva prática esportiva.

Os primeiros campeonatos do clube datam de 1950 e 1951, quando foi bicampeão da 2ª Divisão. Em 1951, obteve resultados significativos com as vitórias sobre os selecionados de Cordeiro (8x2), Cantagalo (5x0) e Cachoeiras de Macacu (3x1) 81. Em 1952, o clube disputou a 1ª divisão. No campeonato daquele ano, sagrou-se vice-campeão, tendo sido derrotado pelo Friburgo FC por 4x3 na final em General Pedra. Em 1953, o time disputou o segundo campeonato na 1ª divisão. Novamente um vice-campeonato, marcado pela goleada sofrida para o Friburgo FC por 10x0 em General Pedra. 

O campeonato de 1954 tem raros registros na imprensa local. Aquele ano foi marcado pela visita da seleção brasileira de futebol à cidade. O azulino do 6º distrito teve um representante no selecionado friburguense que venceu o Brasil por 1x0 em 16 de maio de 1954: Ivair. O Esporte Clube Conselheiro Paulino ficou sem atividades por 14 anos. Em 1973, elegeu-se presidente do clube o agrônomo José Carlos Siqueira, o Siqueirinha, último mandatário do clube. Em 27 de março de 1974, o Esporte Clube Conselheiro Paulino foi incorporado pelo Esperança Futebol Clube. 

 

 

Durante o período de paralisação do EC Conselheiro Paulino — acima mencionado, na década de 1960, foram criados o Grêmio, cujas atividades atuais ocorrem no campo do Pastão, e a Portuguesa Futebol Clube.

 

 

Foram presidentes do Esporte Clube Conselheiro Paulino: Alfredo Pinheiro; Agostinho Zebende; Jaime Rodrigues; Jair Gonçalves Rodrigues; João Acácio Cardinot; João Herdy; Jose Alvarez Goméz; José Carlos Siqueira, o Siqueirinha; José Knust; Lafayette Bravo; Lafayette Bravo Filho; Laerte Storck dos Santos; Manoel Ribeiro; Oswaldo Balthazar; e Zury Zacharias Maurer.

 

 

*Contribuíram com fotos e informações para a realização desta reportagem: Fabio Nicoliello, Zury Maurer e Luiz Antônio Dias.

 

 

 

 

 

 

 

Um dos primeiros times da história do sexto distrito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: NFCC | Alvarez Gomes | Conselheiro Paulino
Publicidade