Oitenta alunos do curso pré-militar do Sistema de Ensino às Armas Brasileiras (Seab) — o maior curso preparatório do país —, do polo Teresópolis, estiveram no último fim de semana em Nova Friburgo, quando visitaram as dependências do Sanatório Naval e do 11º Batalhão de Polícia Militar. Os alunos estiveram acompanhados pelo professor Guilherme Lima Jatobá, coordenador pedagógico regional setorial.
No sanatório os alunos foram recebidos pelas autoridades navais, sob comando do vice-diretor, capitão de fragata médico Coelho. Na ocasião prestaram homenagem à Marinha do Brasil com a entrega de uma placa de prata e entoaram a canção Cisne Branco, acompanhados pelo som do violino do aluno Thiago Cota.
Na parte da tarde os alunos foram recebidos pelo capitão Mattos, no 11º BPM, que também foi agraciado com uma placa alusiva aos relevantes serviços prestados pela corporação à população friburguense. Ele se emocionou ao ouvir a apresentação, pelos alunos pré-militares Seab, do Hino do Policial Militar. Em seguida, o comando do 11º BPM fez uma demonstração das habilidades dos seus cães adestrados — responsáveis por buscas de corpos e drogas e pelo apoio direto ao trabalho da Polícia Militar em toda a região.
As homenagens prestadas pelos alunos pré-militares Seab ao Sanatório Naval e à Policia Militar foram encabeçadas pela professora de música, disciplina e cidadania, major Maria Clara, que com sua experiência tem atuado de forma eficaz na transformação comportamental de todos os estudantes do curso.
Segundo o vice-diretor do Sanatório Naval, “em meus 33 anos na Marinha do Brasil nunca me deparei com um grupo estudantil pré-militar tão coeso, disciplinado e com o amor à Pátria Brasileira estampado nos olhos. Realmente a visita de vocês jamais será por nós esquecida”, declarou ao se despedir do grupo visitante.
Da mesma forma, o capitão Mattos deixou aos alunos sua mensagem de despedida: “A todos vocês do Seab o sincero agradecimento, em nome do comando do 11º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, pela agradável visita. Que em breve possamos estar recebendo todos novamente. Nossa casa estará sempre com suas portas abertas para recebê-los”.
Segundo o professor Guilherme Jatobá, no fim deste mês as mesmas visitas serão feitas com os alunos do polo Nova Friburgo, que engloba pré-militares de várias cidades, como Bom Jardim, Cordeiro e Cachoeiras de Macacu.
Deixe o seu comentário