Alunos do Sesi Friburgo ganham sala equipada para aprender matemática

Iniciativa do Sistema Firjan quer tornar a matéria mais simples e divertida
sábado, 20 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A gerente de Educação Hozana Cavalcante, a chefe da Educação Básica do SESI NF Simone Ghizi e a Diretora de Educação do Sistema FIRJAN, Andréa Marinho (Carlos Mafort/Divulgação)
A gerente de Educação Hozana Cavalcante, a chefe da Educação Básica do SESI NF Simone Ghizi e a Diretora de Educação do Sistema FIRJAN, Andréa Marinho (Carlos Mafort/Divulgação)

Em Nova Friburgo, os alunos do Sesi agora vão aprender matemática de maneira leve, lúdica e divertida. É que a escola inaugurou nesta quinta-feira, 18 de junho, a sala Sesi Matemática, que além de ter um visual colorido, é equipada com lousa digital, material didático e jogos reais e virtuais. São 40 laptops com aplicativos e jogos planejados para facilitar a vida de professores e estudantes. A sala, que também vai atender alunos do Senai e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é uma das iniciativas do Programa Sesi Matemática, que também beneficia escolas da rede pública estadual do Rio de Janeiro. 

A diretora de Educação do Sistema Firjan, Andréa Marinho, diz que cada sala é uma conquista para o estado. Ela explica que o objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento de uma competência básica, a lógico-matemática, que tem deixado a desejar nos alunos do Ensino Fundamental, Médio e, consequentemente, nos trabalhadores. “A falta da competência chega a impedir que alunos concluam o Ensino Médio, gera um alto número de evasão e repetência, e os que concluem com déficit no aprendizado da disciplina acabam escolhendo carreiras distantes das ciências exatas. Então, este é um programa que contribui para a elevação da posição do Rio e quiçá do Brasil nos rankings internacionais de avaliação. E tem como primeiro objetivo melhorar a qualificação do profissional que vai trabalhar na indústria. Mais matemáticos, mais engenheiros, mais inovação, mais desenvolvimento, mais competitividade resultarão em um estado mais rico e mais saudável.” 

Durante a solenidade de inauguração a sala já estava lotada de crianças, que experimentavam os jogos educativos, como Daniel Viana de Moraes, de 13 anos, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental. Ele diz que já gosta da disciplina, mas não se considera muito bom. Conta que com a novidade pode melhorar, pois nas palavras dele “tecnologia e estudo misturado fica sempre muito interessante”. A gerente de Educação Básica do Sesi Rio, Hozana Cavalcante, concorda com Daniel e relata que onde a sala foi implantada, o sinal toca para o recreio, mas ninguém quer sair. Para ela, esse é o principal ponto positivo do projeto: conquistar o interesse dos alunos. “É um grande estímulo. Para nós esse é um resultado muito positivo, porque é muito ruim para o educador querer dar uma aula, passar um conteúdo e sentir o desestímulo, ver que a disciplina não é benquista. A sala traz resultado de aceitação, interesse, entusiasmo. Então os dois lados saem ganhando: aluno e professor aprendem e ensinam de forma diferenciada”, explica.

Márcia Carestiato Sancho, presidente da Representação Regional em Nova Friburgo, deu voz aos empresários quando disse em seu discurso que a ferramenta vai proporcionar à indústria profissionais mais completos e com conteúdo necessário para fomentar a inovação. “Jovens que enxergam a matemática com outros olhos saem da escola mais preparados para a capacitação profissional e a formação em qualquer nível, seja tecnológico ou tradicional. Ele chega à indústria com grande potencial de inovação, o que contribui diretamente para a competitividade de uma região, estado e país”.

A inauguração também contou com a presença da gerente de Suporte Educacional da Firjan, Ana Carla da Costa Alcântara; do gerente de Educação Profissional do Senai Rio, Edson Melo; do chefe da Divisão de Manutenção da Firjan, Júlio Loureiro; da gerente do Sesi/Senai Friburgo, Kátia Polo; do gerente da Representação Regional, Carlos Marxio Paredes Pinheiro; da chefe de Educação Básica do Sesi Friburgo, Simone Ghizi; do chefe de Educação Profissional do Senai Friburgo, Gil Mairon da Silva; além de pedagogas, professores, técnicos e outros profissionais que trabalharam direta ou indiretamente com a ferramenta.

  • A sala é equipada com tudo que o aluno precisa para aprender matemática de forma divertida (Carlos Mafort/Divulgação)

    A sala é equipada com tudo que o aluno precisa para aprender matemática de forma divertida (Carlos Mafort/Divulgação)

  • O colorido chama a atenção e quebra a imagem pesada da disciplina (Carlos Mafort/Divulgação)

    O colorido chama a atenção e quebra a imagem pesada da disciplina (Carlos Mafort/Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: sesi | matemática | inauguração | Educação | tecnologia | desempenho | Sesi Matemática | Senai | Educação de Jovens e Adultos | escola
Publicidade