Alunos do Senai colocam ideias à prova por oportunidade de negócio

Desafio nesta quinta conta com a participação de 14 projetos. Objetivo é encontrar soluções para problemas enfrentados pelas indústrias da região
quinta-feira, 26 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Alunos do Senai colocam ideias à prova por oportunidade de negócio

Os alunos do Senai Nova Friburgo estão participando nesta quinta-feira, 26, de uma das fases decisivas do “Desafio Senai + Indústria”. A missão é tirar ideias do papel, propondo soluções inovadoras para a indústria. Isso tudo, claro, com um discurso qualificado e convincente. 

Ao todo, 54 jovens que integram 14 diferentes projetos fazem parte deste desafio. Eles têm somente cinco minutos para convencer uma banca avaliadora sobre a eficácia, importância e resultados dos projetos. No time de avaliadores desse desafio está a diretora da VOZ DA SERRA, Adriana Ventura.

Quatro projetos serão selecionados pelo júri técnico. A partir disso, eles seguirão para uma nova fase, onde haverá a oportunidade de terem suas inovações pré-aceleradas através de uma incubadora de novos negócios. Além do discurso de venda, os jovens ainda apresentarão protótipos de suas inovações tecnológicas. Nesta etapa, os avaliadores levarão em consideração a finalidade do projeto, potencial inovador, aplicabilidade e as competências envolvidas na elaboração e execução. A seleção dos projetos que seguirão para a próxima fase será feita no dia 9 de novembro, em Campos.

Aprovados, os estudantes poderão utilizar a estrutura do FabLab e os espaços de coworking da unidade do Senai, sob orientação de monitores e especialistas, para dar vida às soluções propostas, ou seja, transformar os projetos selecionados em planos de negócio capazes de conquistar o mercado e potenciais investidores. Para isso, os alunos já foram apresentados a conceitos de inovação, empreendedorismo, modelo de negócios e mínimo produto viável.

O Desafio

O Desafio Senai + Indústria foi lançado em dezembro de 2016 e contou com uma mostra de projetos desenvolvidos pelos alunos do Senai, a partir de um projeto piloto com demandas reais de um único setor industrial. Em 2017, entretanto, o programa expandiu para todos os setores industriais e toda rede de unidades Senai. A proposta é uma maior interação entre os alunos e as indústrias do estado do Rio, com projetos pensados para solucionar demandas das empresas relacionadas a melhoria da produtividade ou da competitividade. Tudo isso oferecendo uma rica experiência para a nova geração de profissionais que pensam “fora da caixa”, de forma empreendedora e propõem soluções inovadoras para situações do dia a dia.

Confira lista de projetos apresentados:

- Abrir renda - Protótipo desenvolvido para aumentar a produtividade e gerar economia de tempo no processo de abertura da renda, atualmente feito à mão.

- Darw automação - Equipamento capaz de acelerar o processo de secagem do grão de café diminuindo o trabalho do colaborador e garantindo uma melhor qualidade do produto.

- Eleva + regulador de altura - Dispositivo capaz de regular a altura da mesa da máquina de costura permitindo maior conforto ao usuário, produtividade e, diminuindo os riscos de problemas ergonômicos.

- Hevin - A alpargata denominada Serra Carioca tem função dois em um e garante praticidade, conforto, anatomia e agilidade para o dia a dia.

- Monta fácil - Automatização do processo de montagem de carrinho de persianas atualmente feito à mão. Com a solução, a estimativa é de que a produção possa aumentar em até 300%.

- Digital control - Software com interface amigável capaz de controlar de forma mais eficaz e eficiente a produção em confecções, como peças prontas, desperdício e tempo de execução.

- Constru sobra - Plataforma online que reunirá uma comunidade de pessoas com o objetivo de comprar e vender o excedente de estoque de material de construção ainda utilizável, como azulejos, portas, janelas, entre outros itens.

- Reciclagem de linhas de costura - Criação de um banco de linhas onde as sobras de carretéis de linhas e fios das confecções serão disponibilizadas as micro e pequenas empresas com valor abaixo do mercado.

- Fim da etiqueta que incomoda - Etiqueta de composição a base de látex para proporcionar mais conforto ao usuário, modificando a ideia da etiqueta que incomoda.

- Evo fone - Fone de ouvido com fio retrátil que evita que se embole com outros fios. O fio se recolhe em uma cápsula protegida aumentando o tempo de vida útil do aparelho.

- Bow arc - Máquina semiautomática que facilita o processo de introdução do arco no viés do sutiã com bojo, utilizando um pistão pneumático.

- Dobrador e embalador de roupas íntimas - Equipamento semiautomático capaz de agilizar o processo de dobragem das roupas íntimas nas confecções ampliando a produtividade.

- Automatização de montagem de cilindro de fechaduras - Solução para automatizar o processo de montagem do cilindro da fechadura de portas de modo mais barato que os atuais processos do mercado, utilizando uma mesa giratória e um modelo de panelas vibratórias para alimentação de pinos e contrapinos.

- Resfrimoldes – Criação de um sistema automático de lubrificação de desmoldante para as máquinas injetoras, fazendo com que a lubrificação seja totalmente segura para o operador e reduza o desperdício e os riscos de acidentes.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: empreendedorismo
Publicidade