Neste sábado, 19, cerca de 80 estudantes de 28 creches e escolas da rede municipal de ensino vão participar do projeto “De Olho no Futuro”. Criada pelo Rotary Club de Nova Friburgo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa visa identificar possíveis problemas oftalmológicos em alunos que apresentam dificuldade na leitura e na cópia de tarefas. O atendimento gratuito será feito pelo Dr. Alexandre Alves, na Clínica Oftalmológica de Nova Friburgo.
Os estudantes selecionados para esta edição têm idades entre quatro e 75 anos - todos passaram por uma triagem após apresentarem dificuldades em sala de aula. Os exames oftalmológicos realizados neste sábado pretendem diagnosticar as possíveis causas do problema e prescrever o melhor tratamento, geralmente indicando o uso de óculos.
Por isso, além de oferecer os exames, o Rotary Club Nova Friburgo faz a doação das peças, permitindo que o aluno contemplado tenha a oportunidade de escolher a armação, de acordo com as especificações médicas. A solenidade para entrega acontecerá assim que todos os óculos ficarem prontos.
O acompanhamento dos alunos beneficiados é feito pela Secretaria de Educação. Além de verificar se os estudantes permanecem utilizando os óculos rotineiramente, a pasta analisa os resultados apresentados no aprendizado e no rendimento escolar.
De Olho no Futuro
Criado pelo Rotary Club em 2003, o projeto “De Olho no Futuro” tem como objetivo intervir nas condições de saúde ocular de estudantes, para proporcionar a eles melhora no rendimento e redução nas taxas de evasão escolar decorrentes de problemas visuais. Atualmente, a iniciativa acontece sob a coordenação da presidente do Rotary Nova Friburgo, Márcia Carestiato Sancho. Desde a sua implantação, mais de 13.500 alunos já passaram pela triagem nas escolas e 900 receberam óculos - todos patrocinados pelos rotarianos da cidade.
Deixe o seu comentário