A etapa local do First Lego League, o maior torneio de robótica da atualidade, movimentou o Friburgo Shopping na tarde do último domingo, 25. Promovido pelo Centro de Novas Tecnologias para Educação, o evento reuniu alunos de diversos municípios e teve como tema Conexões Climáticas. Os participantes tiveram um curto período para solucionar vários desafios, como criar um robô autônomo para executar missões pré-estabelecidas e fazer uma apresentação com demonstrações sobre a solução de determinada tarefa.
A disputa foi acirrada e contou com estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio de escolas de Nova Friburgo, Teresópolis e Cordeiro. Divididos em equipes, os jovens contaram com apoio e torcida de várias escolas, como a do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), que compareceu em peso. Familiares, amigos, professores e coordenadores do colégio acompanharam de perto a competição e vibraram com a vitória da equipe Darth Lego, composta pelos alunos Arthur, Ben, Caio, Idries, João Victor, Marco e Victor Hugo, da turma 602.
A equipe se destacou não só por ter conquistado o 1º lugar do campeonato, como também por reunir os participantes mais jovens. Além da colaboração do orientador da equipe, João Batalha, pai de um dos integrantes, a Darth Lego impressionou a todos pelo dinamismo e criatividade. Além da competência e habilidade, os sete garotos também demonstraram a importância do trabalho em equipe para o sucesso de um trabalho.
Outro grupo do CNSD que também fez bonito no torneio foi o SWW7, formado por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. As duas equipes do colégio agora se preparam para a etapa regional do First Lego League, que acontecerá dia 14 de novembro no Rio de Janeiro. Os estudantes esperam repetir os bons resultados obtidos no último domingo, 25, graças a muita dedicação, concentração e trabalho intenso.
A coordenação local do First Lego League ficou a cargo de Daniel Falk e o evento teve como objetivo envolver e incentivar os jovens no mundo da ciência e tecnologia. Investigação, pesquisa, projetos, construção e programação de robôs foram os pontos centrais do torneio que utilizou a robótica como fator motivacional para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias aos jovens no mundo moderno.
Deixe o seu comentário