Alunos do Cefet representam Nova Friburgo no XXII ConpeHT

segunda-feira, 22 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Alunos do Cefet representam Nova Friburgo no XXII ConpeHT
Alunos do Cefet representam Nova Friburgo no XXII ConpeHT

Terminou ontem, 18, o 22º Congresso Pan-Americano de Escolas de Hotelaria, Gastronomia e Turismo (ConpeHT), que teve início dia 14, no Centro de Convenções SulAmérica, no centro do Rio de Janeiro. O encontro, que reuniu estudantes universitários e inúmeros profissionais do ramo, teve como tema: “O Impacto dos Grandes Eventos no Turismo”, onde as oportunidades decorrentes dos grandes eventos (Copa do Mundo e Olimpíadas) foram discutidas e analisadas sob a ótica social, econômica e, principalmente, turística. 
Nova Friburgo foi representada pelos alunos Demetrius Knupp e Valéria Cristina Kratochwill, do curso de turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/Uned-NF). O artigo, denominado: “O planejamento do turismo no município de Nova Friburgo/RJ com base nos grandes eventos para a retomada do crescimento econômico”, foi um dos selecionados pelo comitê organizador do evento para ser apresentado durante o Congresso. 
O estudo se baseou em dados coletados por uma pesquisa realizada junto a diversos comerciantes locais, ao setor hoteleiro, gastronômico, agências de viagens, guias e operadores turísticos. Nele são verificados os pontos fortes, fracos, as oportunidades e as ameaças ao setor na cidade. Entre as características positivas, podemos salientar a boa gastronomia, o clima ameno e as belezas naturais da região—que conta com uma das maiores reservas de Mata Atlântica do país. Em termos de pontos negativos, observamos a falta de infraestrutura e planejamento urbano; a carência de investimentos públicos e privados; a falta de organização empresarial; a descontinuidade da gestão pública em âmbito estadual e federal e a ausência de um cronograma estruturado para os eventos de pequeno e médio porte. 
Todavia, o trabalho apresenta algumas metas e soluções para esses problemas. Além da questão das reformas estruturais na cidade, grande parte da solução passa por uma sensibilização e capacitação da população para o exercício do turismo. Isso se traduz no desenvolvimento de um programa de sensibilização permanente de forma a manter a população e empresários do setor motivados e afinados com os ideais da boa receptividade.
Outro ponto seria a consolidação e integração do calendário anual de eventos, de forma que as realizações em cultura, esportes e meio ambiente estejam incluídos no calendário turístico do município. Sendo assim, haveria ao menos um evento por trimestre, com cerca de 70% das empresas e empreendedores locais do setor envolvidos. O desenvolvimento de um plano de mídia é outra parte importante desta renovação turística na região. Nova Friburgo precisa resgatar a reputação perdida por conta da tragédia climática ocorrida em 2011 e, por isso, é fundamental uma divulgação contínua das ações positivas da cidade. 
O estudo indica o Conselho Municipal de Cultura e o Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau, como os principais articuladores desse processo de renovação turística. O Convention ficaria responsável pela contratação da assessoria de imprensa e, junto com a Secretaria municipal de Turismo, estabeleceria a comunicação e a mobilização entre todos os agentes, informando, através das redes sociais, a agenda turística da cidade. Já o Conselho Municipal de Cultura ficaria responsável pela estratégia de desenvolvimento de ações e elaboração do calendário de eventos. 
Para mais informações, entre em contato com o Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau, pelo número 2533-0059, pelo e-mail contato@novafriburgocvb.com.br ou no próprio escritório da entidade, situado na Avenida Alberto Braune 111, sobrado (junto à sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo—Acianf). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade