Eloir Perdigão
Cinquenta alunos das escolas municipais de Macaé de Cima, Florândia da Serra, Benfica e Galdinópolis receberam simbolicamente os primeiros notebooks da rede municipal de ensino, representando toda a zona rural de Nova Friburgo, em cerimônia realizada terça-feira, 11, no auditório do Centro Administrativo César Guinle. Ao todo serão 2.100 aparelhos a serem entregues, inclusive para os professores, das escolas com menos de 150 alunos. O projeto prevê a entrega dos notebooks para todos os alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino até novembro próximo. Os aparelhos são oriundos do Programa Um Computador por Aluno (Prouca), do Ministério da Educação.
Da mesa da solenidade participaram o prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, o secretário de Educação, Marcelo Verly, acompanhado de Raul Marcos, Larry Barradas e Alessandra Jaccoud Pinto, da equipe de sua secretaria; e o secretário de Comunicação, David Massena.
Para Verly a entrega dos notebooks significa um grande passo para que a educação de Nova Friburgo realmente entre no século XXI, pois a tecnologia é fundamental no apoio ao ensino. Mas frisou que o professor é a figura central desse processo e jamais será substituído pelo computador. Para Verly, fundamental também tem sido o apoio do prefeito Dermeval Neto, a quem agradeceu. Ele destacou ainda o trabalho desenvolvido pela gerente de gestão financeira da secretaria, Patrícia Pimentel.
O professor Raul Marcos disse que os notebooks são fruto do trabalho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME). E dirigindo-se às crianças afirmou: “Vocês são a razão de ser da Secretaria de Educação”. Para Raul, os aparelhos entregues representavam a esperança num futuro melhor para os alunos, professores e toda a equipe da SME. Raul também citou que, normalmente, os alunos das escolas rurais são sempre os últimos a receber algum benefício, porém, desta vez, o governo municipal optou por fazer com que eles fossem os primeiros a receber os notebooks.
O professor Larry falou em seguida e mostrando-se contente por participar daquele momento, afirmou que os alunos das escolas rurais ali presentes eram realmente merecedores dos notebooks que recebiam. E tratados como os da cidade, sem distinção.
Alessandra Jaccoud Pinto, do Núcleo Tecnológico da SME, comentou que são quatro profissionais que atuam no setor e mais 36 orientadores tecnológicos nas escolas. E disse contar com os professores na implantação dos notebooks no sistema de ensino dos alunos nas escolas rurais.
A IMPORTÂNCIA DO HOMEM DO CAMPO
O prefeito Dermeval Neto iniciou seu pronunciamento na solenidade dizendo que, ao iniciar a entrega dos notebooks pelos alunos das escolas rurais, o fez lembrar do prefeito afastado Heródoto Bento de Mello, que implantou o sistema de passagem única de ônibus urbanos em Nova Friburgo, para que o homem do campo passasse a ter os mesmos direitos de quem mora na cidade. Dermeval Neto falou da importância de quem vive na zona rural e, com a entrega dos computadores, procura valorizar tanto os professores quanto os alunos das escolas mais distantes, atendendo principalmente à ansiedade das crianças.
O prefeito elogiou a conduta de Marcelo Verly à frente da SME, dizendo que confia no seu trabalho, e confia nos professores para a implantação dos notebooks na educação dos alunos. “Ainda há muito que fazer, mas o que depende de mim, vou fazer por uma Nova Friburgo melhor”.
Dermeval Neto encerrou a solenidade apresentando alguns processos de aquisição de imóveis onde funcionam creches. “Eu espero que em breve não tenhamos mais creches funcionando em imóveis alugados”, concluiu.
Deixe o seu comentário