Os estudantes das escolas estaduais de Nova Friburgo que gostam de assistir a bons filmes têm agora mais um motivo para ir ao cinema. A partir de amanhã, 6, terá início a promoção Cinema para todos, que garantirá o acesso gratuito dos adolescentes nas salas de exibição da rede Cine Show, no Friburgo Shopping, que exibirem filmes brasileiros. Para isso, basta trocar na bilheteria dos cinemas os tíquetes que serão distribuídos nas escolas por ingressos. A iniciativa é uma parceria das secretarias estaduais de Educação e Cultura e da rede Cine Show e beneficiará estudantes adolescentes de 14 municípios fluminenses.
A sessão de estreia em Nova Friburgo amanhã será às 11h, com o filme brasileiro O menino da porteira, que é um remake de uma produção da década de 70 e tem agora o cantor sertanejo Daniel como protagonista. Na primeira sessão serão contemplados os alunos das escolas estaduais Jamil El-Jaick, Galdino do Valle Filho, Zélia dos Santos Côrtes e Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), que já receberam os tíquetes. A promoção Cinema para todos pretende estimular o prestígio dos jovens à produção nacional de cinema. Por isso, os estudantes poderão assistir aos filmes nacionais, de graça, em qualquer dia e sessão com os vales-ingresso distribuídos nas escolas e que terão validade até o próximo dia 2 de abril.
O projeto tem o apoio dos sindicatos dos exibidores de filmes e da Associação Cidadela, de arte, cultura e cidadania. A meta das secretarias de Educação e Cultura é facilitar o acesso de 1,7 milhão de jovens aos cinemas do estado até o ano que vem e estimular a formação de um público cativo e da cadeia produtiva do audiovisual, já que após assistirem aos filmes, os estudantes certamente irão comentá-los com amigos e familiares, despertando o interesse de um maior público pagante nas salas de exibição. A secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, valoriza o grande alcance do projeto. “O cinema é uma janela para que possamos conhecer melhor o nosso próprio país e o mundo”, disse ela, recordando sua adolescência, quando fundou com amigos um cineclube para assistir a filmes e em seguida discutir a produção, a história do filme e a arte.
O Cinema para todos já teve uma experiência de sucesso em novembro do ano passado, quando foram distribuídos 8,5 mil vales-ingresso em oito municípios do estado. Só na semana de lançamento o cinema de Bom Jesus do Itabapoana, no Norte fluminense, recebeu 946 estudantes da rede estadual que ocuparam 90% da lotação do único cinema do município para assistir ao filme A guerra dos Rocha. O sucesso foi tanto, que a direção do cinema chegou a programar sessões extras para exibir o filme que entrou em cartaz em seguida, Última parada 174, com a presença de mais de 500 estudantes num único fim de semana. Mais informações sobre a promoção na internet: www. cinemaparatodos. art.br.
Deixe o seu comentário