Alunos da Escola Municipal Adezir Almeida Garcia visitaram a Estação de Tratamento de Água Caledônia no fim do mês de abril. Cerca de 20 crianças, acompanhadas por duas professoras, puderam visualizar na prática os estudos em sala de aula sobre os processos de tratamento de água.
O operador de tratamento de água Silvio Henrique mostrou aos alunos experiências práticas, tanto no lado externo da estação quanto no laboratório. "Eu procuro sempre passar o que sei para os estudantes. As perguntas que são feitas por crianças nos acrescentam muito e por isso busco me aprimorar nos cursos que são oferecidos pela empresa. Gosto de mostrar a prática, para que eles vejam a importância e a responsabilidade que todos nós temos com o tratamento da água”, destacou Silvio, que explicou sobre os processos de tratamento, falou da importância de manter a caixa-d’água limpa, sobre uso racional da água, entre outros assuntos. Para a professora Patrícia Silva Soares, foi uma experiência muito válida, já que os alunos tiveram a possibilidade de visualizar tudo o que aprenderam nos livros. "Nós, professores, passamos o conteúdo didático, mas nada melhor do que a prática. Visualizar o laboratório, a barragem, a filtração, a diferença entre água tratada e bruta foi muito bacana. Foi a primeira vez que eu também visitei uma estação e achei interessante a preocupação com o tratamento de água, as análises que são feitas a todo o momento... Realmente, eu não sabia que era dessa forma”, disse Patrícia.
Perguntada sobre a importância da água, a estudante do quarto ano Pâmela da Silva Ramos frisou: "Água é tudo. Precisamos da água para cozinhar, tomar banho, lavar louças, ou seja, pra tudo. É muito legal ver o que acontece aqui na estação. Se a água não existisse, não estaríamos aqui. Aproveitamos também para tirar muitas fotos.”
Sobre a ETA Caledônia
A ETA Caledônia está situada no bairro do mesmo nome. A água é captada em uma barragem implantada no Rio Caledônia, chegando à ETA por meio da tubulação adutora de 200 mm de diâmetro.
A estação de tratamento ocupa uma área de 4.000m² e conta com várias edificações: o prédio de controle e operação, as unidades de tratamento e um laboratório para controle de qualidade da água. Além disso, também dispõe de cloração gasosa com sistema de segurança para detecção de vazamento e exaustão.
Ela é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 16.000 habitantes dos bairros do Cônego, Sítio São Luiz e Alto de Olaria.
Deixe o seu comentário