Alunos das escolas de Vargem Alta e seus familiares participam de evento cultural e artístico

segunda-feira, 17 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A 1ª Festa da Família promovida pela Fazenda Canto Allegro superou todas as expectativas de seus organizadores. O belo dia de sol, a temperatura amena e o engajamento de todos os envolvidos com o projeto contribuíram para dar um tom ainda mais vibrante ao evento. Que ganhou um brilho ainda mais intenso com a alegria dos alunos das três escolas municipais de Vargem Alta (Mário Calderaro, Vargem Alta e José Eugênio Müller) e seus familiares.

Os alunos e seus familiares chegaram em ônibus cedidos pela Faol e as atividades tiveram início ali mesmo, na porta da fazenda, com um cortejo musical que os conduziu até o palco. Para começar, Álvaro Ottoni apresentou o espetáculo Trelelê Tralalá, acompanhado por Patrick Nogueira na sanfona, Léo Abelha na percussão e Jefferson de Souza no violão, todos artistas e educadores. Em seguida, Patrick Nogueira e a Cia. Viva encenaram o espetáculo cômico Cabe na Mala. A primeira parte do evento terminou com um show da dupla de palhaços Abelhito e Sucata.

Depois de um lanche caprichado, com direito a sanduíches, pizzas, pipoca, algodão-doce e refrigerantes, houve um trabalho de integração com as crianças e seus responsáveis, onde participaram de diversas oficinas. Leo e Patrick coordenaram a oficina de pernas de pau e malabares, a educadora Silvia Araújo, uma de cordas e panos, Jefferson ficou à frente das atividades de petecas de papel, jornal e sucata e Leo Abelha, de confecção de brinquedos musicais de percussão, com sucata, PVC e madeira. Uma grande ciranda encerrou o evento.

O sucesso da festa superou todas as expectativas de seus organizadores. “Fiquei emocionado ao observar a expressão de encantamento e deslumbramento das crianças. Muitas delas nunca foram ao teatro, nunca tiveram oportunidade de sair dos muros da escola junto com seus pais”, lembrou o proprietário da fazenda, Pio Borges. O diretor cultural da Canto Allegro, Álvaro Ottoni faz coro com o amigo. “Uma maravilha poder oferecer a estes meninos a possibilidade de entrar num espaço mágico, um santuário ecológico como a Canto Allegro”, disse.

Abrir as portas da fazenda para a comunidade é um sonho que Pio acalenta há algum tempo. Para que este sonho se tornasse realidade, ele convidou Álvaro, que se entusiasmou com o projeto e mergulhou de cabeça no mesmo. Este foi, apenas, o primeiro de uma série. A ideia é repetir mensalmente eventos semelhantes para os alunos da rede pública e particular da cidade. “Queremos que a sociedade friburguense, como um todo, dê cada vez mais vida a este lugar, plantando sementes de amor, paz, entretenimento e bom convívio”, acrescentou Pio.

Localizada no caminho de Vargem Alta, a 5,5 km do centro de Nova Friburgo, rodeada pela exuberante natureza da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, a Canto Allegro tem 900 mil metros quadrados de área verde e conta com lagos, fontes e piscina de água mineral. Além disso, conta com mata atlântica nativa, trilhas ecológicas para passeios e cavalgadas, horta, animais diversos, entre outras riquezas naturais. Tudo ali, para ser admirado e curtido pela comunidade.

No domingo, 30, está sendo preparada mais uma festa na Canto Allegro, desta vez para a consagração da capela da fazenda, em louvor a Santa Rita, com missa a ser celebrada pelo bispo Dom Alano, seguida por uma programação com múltiplas atividades culturais, esportivas e de lazer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade