Colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula pode ser uma experiência muito enriquecedora e uma boa preparação para o mercado de trabalho. Um grupo de alunos do curso de engenharia mecânica do Instituto Politécnico da Uerj campus Friburgo sabe muito bem o que é isso. Desde o meio do ano passado, os estudantes têm colocado a mão na massa para projetar, desenvolver e construir um protótipo de minicarro off-road — nome dado a veículos feitos para circular fora de estradas pavimentadas — chamado de baja.
O carro feito em Friburgo vai concorrer com outros 73 de diversas universidades espalhadas pelo Brasil, na 22ª Competição Baja Sae Brasil-Petrobras. O evento, realizado anualmente em São José dos Campos (SP), é um desafio lançado a estudantes de Engenharia, que devem lidar com um caso real de desenvolvimento de um veículo desde sua concepção até o seu uso. Todos os projetos são comparados e avaliados através de provas específicas, apresentação do projeto e relatórios.
Para que o minibaja friburguense esteja preparado para a disputa, cerca de 20 estudantes formam a equipe, batizada de “Caledônia Racing”, e se dividem em 15 atribuições muito bem-definidas. E o capitão do grupo, Mateus Pereira, garante: “Cada um tem sua função, mas todos ajudam. Desde a limpeza da oficina até a montagem do carro e divulgação. Somos uma equipe de verdade”, afirma o estudante.
Além de oferecer aos participantes uma bela oportunidade de aplicar tudo o que se aprende em sala de aula, as equipes vencedoras terão a oportunidade de viajar e mostrar seu projeto na competição internacional, a ser realizada nos Estados Unidos ainda este ano. “Nós estamos muito unidos e fazendo o nosso melhor para termos um carro competitivo e com uma boa robustez, para que não tenhamos imprevistos durante as provas. Sabemos que a classificação para a fase internacional é muito difícil, mas esperamos ter um carro que possa surpreender a todos e conseguir um bom resultado nessa competição nacional”, revelou o estudante e um dos responsáveis pelo marketing do grupo, Vítor Matos.
A equipe Caledônia Racing é formada pelos alunos Mateus Pereira, Átila Ramos, Caroline Souza, Gabriela Oliveira, Vinicius Silva, Kayo Brito, Vítor Matos, Carla Vasques, Victor Bravo, Raphael Ramalho, Carlos Eduardo Zavoli, Wallace Horsth, Matheus Mendes, Lucas Rangel, Ricardo Bizzo, Iury Moraes, Giulio Talhate, Douglas Moreira, João Felipe Bachini, Matheus Barreira, Renan Andrade e Higor Fonseca; que trabalham sob a orientação do professor José Humberto Zani.
O Baja Sae Brasil 2016 acontece nos dias 31 de março a 3 de abril. Mas nesta quinta-feira, 25, o grupo do IPRJ estará no Educandário Miosótis e na sexta-feira, 26, no Colégio Nossa Senhora das Dores, para apresentar o projeto e o curso de engenharia mecânica a alunos do ensino médio.
Deixe o seu comentário