Florango—na união literal das palavras flor e morango, foi criada a identidade visual do festival que a Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Friburgo promoverá em novembro, numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e produtores de flores e morangos da região. O crédito vai para alunos de Comunicação Social—habilitação Publicidade e Propaganda—da Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo, que assinam também a logomarca oficial do evento.
A apresentação do projeto, na última semana, lotou o laboratório de informática da Ucam Friburgo. O diretor da unidade e também secretário de Cultura, Roosevelt Concy, abriu o evento, agradecendo a presença de todos e destacando a criatividade e disposição dos alunos em participarem do projeto do festival da flor e morango.
Sob o comando do professor e artista plástico Mário Moreira, alunos da disciplina eletiva Comunicação Visual mostraram três possibilidades de logomarcas para o evento, diante de alunos de Publicidade e Jornalismo, professores, secretários municipais e representantes das associações de produtores de flores e morangos da região.
Estavam presentes, entre outros, o secretário municipal de Agricultura, Roberto Wermelinger; o presidente da associação dos produtores de morango, Darcy Condack; o presidente da associação de agricultores (Afloralta) e produtor de flor Carlos Davi Hosken; Valeria Cristina Kratochwill, secretária do Convention Bureau; Gabriela Jacoub, gerente de turismo da Secretaria de Turismo; Fernando Lima Hottz, produtor de morango.
Após o detalhamento de cada proposta, um júri improvisado, formado por 10 pessoas—representantes das secretarias municipais de Agricultura, Cultura e Turismo e das associações de produtores—, se reuniu para escolher, dentre três logomarcas, a que melhor representaria a proposta do festival de flor e morango, o Florango, que será realizado no início de novembro. A disputa foi grande e duas sugestões acabaram empatadas. O voto de minerva ficou por conta da professora e jornalista Elza Calazans, especializada em Comunicação Empresarial.
O secretário municipal de Agricultura, Roberto Wermelinger, elogiou o trabalho desenvolvimento pelos alunos e pelo professor Mário Moreira. “Ficamos impressionados com o resultado do trabalho apresentado, superou nossas expectativas”, afirmou. “Personagem” do primeiro trabalho—“Nosso melhor produto é”—Darcy Condack, pai da aluna Aline Condack, também ficou encantado com a identidade visual da festa. O postal mostrando os morangos de sua produção foi um dos mais elogiados e contou com sua participação direta. Suas mãos seguraram as frutas para a foto do trabalho feito por sua filha.
Secretário de Cultura e diretor da Ucam, Roosevelt Concy afirmou ter ficado entusiasmado com o trabalho apresentado pelos alunos de Comunicação Social. Segundo ele, a logomarca vencedora representa com primazia o espírito do festival, buscando um público consumidor, interessado em produtos que reproduzem estilo, classe e bom gosto. E a criação de um nome para representar o festival foi, segundo o secretário de Cultura, um diferencial que irá marcar, por anos a fio, a parceria entre o município e a Universidade Candido Mendes.
REPETINDO O SUCESSO
A turma responsável pela criação do nome e do design da logomarca já vem se destacando desde o início do ano. Boa parte do grupo integrou a equipe, também orientada pelo professor Mário Moreira, responsável pelo trabalho “Nosso melhor produto é...”, dentro do projeto A Nossa Friburgo, que destacava as maiores riquezas de Nova Friburgo e que ganhou as ruas da cidade, numa exposição pública na fachada da Oficina de Artes da Secretaria de Cultura. Os trabalhos deram origem a cartões-postais, distribuídos nos principais hotéis da praia carioca, convidando os turistas a visitarem Nova Friburgo.
Assinam a identidade visual do Florango—Festival da Flor e Morango—os alunos Aline Condack, Anderson Curty, Helen Angelo, Daniele Bom, Kellen D’Falls, Kerllon Lucas, Shailon Erasmo, Felipe Mello, Bernardo Pinaud, Tamiris Almeida e Thamara Panisset. Todos são alunos da disciplina eletiva Comunicação Visual, com o professor Mario Moreira. O artista plástico destacou a união do grupo, que soube trabalhar, nos dois projetos, como uma verdadeira agência de publicidade, sem que vaidades ou interesses pessoais sobressaíssem. Segundo Mario Moreira, o grupo fez questão de não divulgar autorias individualizadas, apresentando as propostas como sendo um trabalho em equipe.
Coordenadora do curso de Comunicação Social da Ucam, a jornalista Liliane Souzella parabenizou o grupo, ressaltando que o maior valor dos trabalhos apresentados era justamente a identidade com a cidade. “É evidente que os alunos conhecem a fundo nossas maiores riquezas. Desde o primeiro trabalho, vinculado ao projeto A Nossa Friburgo, estes alunos mostraram o quanto amam a cidade e o quanto conhecem exatamente suas raízes, seus valores, as maiores riquezas da região. Este é o grande diferencial da nossa universidade: nossos alunos são motivados pelo amor. A criatividade deles vem daí, da vontade de ver nossa cidade crescer, retomar sua vida e orgulhar a todos”, afirmou.
Deixe o seu comentário