Alunos da Rei Alberto I premiados em feira de ciência, tecnologia e inovação

Projeto “Mandala Agroecológica”, de produção familiar, fica em segundo lugar e rende bolsas de iniciação científica
terça-feira, 19 de dezembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A
A "mandala ecológica": plantio em forma circular sem uso de fertilizantes (Divulgação Seeduc-RJ)

Quinze alunos de seis escolas estaduais tiveram projetos premiados na 11ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio  (Fecti). Além das medalhas, alguns estudantes ganharam bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Na Região Serrana, o jovem Daniel de Freitas Quintanilha Medeiros, do Colégio Estadual Campos Salles, em Teresópolis, faturou o primeiro lugar, na categoria Ciências Biológicas & da Saúde, com um trabalho sobre “Avaliação da qualidade de vida no trabalho”.

 A segunda colocação ficou com o projeto “Mandala Agroecológica”, dos estudantes de Nova Friburgo Arthur Medeiros de Paula, Kennedy da Silva Carneiro e Luidy dos Santos Freire, do 1º ano do Ensino Médio, do Centro de Educação Familiar de Formação por Alternância Rei Alberto I, no distrito de Campo do Coelho. A equipe também foi premiada com o credenciamento para a Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2018 e  bolsas de iniciação científica júnior do CNPq.

A “Mandala Agroecológica” é uma proposta de produção familiar que utiliza técnicas não industriais, como a plantação circular, o uso de biofertilizantes (adubo orgânico), a capina manual, entre outras alternativas. “Tenho certeza que essa bolsa do CNPq, no futuro, vai fazer diferença no meu currículo”, disse Arthur de Paula, de 15 anos, que tem o sonho de cursar a faculdade de Agronomia. Incentivados pelo professor de Física, Alfredo Antunes de Barros Júnior, os alunos Ian Granja Fraga e Pedro Henrick Couto Nascimento, da 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Miguel Couto, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, desenvolveram uma “bengala eletrônica detectora de obstáculos” para auxiliar deficientes visuais a se locomoverem pelas ruas. A ferramenta  deu a dupla o primeiro lugar na categoria Desenvolvimento de Tecnologia.

Também foram premiados os alunos Nathan da Silva Nascimento, Beatriz dos Santos Cruz e Eduarda Moura de Oliveira, do Colégio Estadual Abdias Nascimento, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e Fábio Gabriel de Oliveira Peixoto e Letícia Postorivo Ávila, do Centro Interescolar Miécimo da Silva, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, respectivamente, os primeiro e segundo lugares com os projetos "Matemática nas coordenadas do nosso dia a dia" e "Jovens empreendedores - Connect Kids", na categoria Interdisciplinar.

Já os estudantes Matheus de Almeida Pinheiro, Rafael Ferreira da Silva e Metuzael de Souza Silva, do Ciep Nilo Peçanha, em Campos, conquistaram o segundo lugar com o trabalho “Extraindo essências com materiais de baixo custo”, na categoria Ciências Exatas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade