Alunos da rede municipal se preparam para a Prova Brasil

segunda-feira, 05 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) A cada dois anos, alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, das redes pública e privada, são avaliados através da Prova Brasil, que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão), no desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação.

Apesar dos danos causados pela tragédia de janeiro, que aumentou a evasão escolar, componente de peso no Ideb (além dos números de aprovação x reprovação e distorção idade x série—quando um aluno de determinada idade frequenta aulas com alunos de outra faixa etária, em razão de seguidas repetências ou de entrada tardia na escola), o setor pedagógico da Secretaria de Educação, diretores e professores continuam empenhados em conseguir a melhor avaliação possível. A Prova Brasil é apenas um dos componentes do Ideb, mas, independente das perspectivas indicarem, no momento, que os outros componentes pesarão negativamente no cômputo geral do Ideb, a parte pedagógica tem sido foco principal da Secretaria de Educação de Nova Friburgo (SME).

Na rede municipal, nos chamados anos iniciais, do 1º ao 5º anos, foi iniciado um programa de formação continuada com 80 professores e orientadores pedagógicos, que atuam, hoje, nas 35 escolas que realizarão a Prova Brasil 2011, visando ampliar o conhecimento a ser avaliado. Durante o mês de agosto, 35 escolas da rede municipal, que possuem turmas com mais de 20 alunos, realizaram uma avaliação diagnóstica com o objetivo de mostrar o desempenho de 1771 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que farão a Prova Brasil 2011 em novembro.

Nos anos finais, dos 6º ao 9º anos, desde maio, foi iniciado o Projeto “Prova Brasil-IDEB 2011”, com as sete escolas que terão seus alunos avaliados através da Prova Brasil, cujas turmas, de acordo com o regulamento, devem ter mais de 20 alunos. Através do acompanhamento pedagógico dos gestores da Secretaria Municipal de Educação, os conteúdos têm sido aplicados e avaliados a partir de simulados programados ao longo do ano letivo, nos moldes da Prova Brasil. O simulado mais recente para os alunos do 9º ano das escolas participantes aconteceu no dia 1º de setembro. Este trabalho visa eliminar dúvidas dos alunos em relação aos conteúdos programáticos que serão medidos através da Prova Brasil. Outros dois simulados ainda acontecerão antes da Prova Brasil em novembro.

Como forma de estimular e reconhecer o mérito do empenho de cada um, os alunos com os melhores resultados no 1º Simulado da Prova Brasil dos anos finais foram recebidos pelo secretário municipal de Educação, Marcelo Verly, em seu gabinete na última segunda, 29, com professores, gestores e responsáveis. Participaram do simulado alunos das seguintes unidades: Odette Penna Muniz, Rei Alberto I - CEFFA, Rui Barbosa, Umbelina Breder de Queiroz, Vevey La Jolie, Dermeval Barbosa Moreira e Dante Magliano.

Os alunos foram parabenizados e ouviram mensagens positivas e exemplos dos gestores presentes. A coordenadora dos anos finais, Profª Márcia Daflon, ressaltou que não é importante ainda não saber o que se vai fazer, mas sim estar preparado para a escolha. O subsecretário pedagógico Profº Larry Busquet lembrou que o conhecimento é individual, “ninguém aprende por ninguém” e disse também que já viu muito mais gente inteligente ter fracasso e mais gente esforçada ter sucesso. “É pela educação que vamos fazer um país, um mundo melhor”, afirmou. Já o secretário Marcelo Verly contou que, muitas vezes, as pessoas comentam que ele sempre estudou em escola particular, mas que, ao contrário, filho de merendeira e de pintor de letreiros, estudou sempre em escola pública e só teve condições de fazer faculdade porque teve acesso ao crédito educativo. Verly explicou que essa vivência como aluno de escola pública estava sendo fundamental na sua gestão como secretário de Educação. Destacou a presença da mãe de um dos alunos e a importância dos pais no processo de aprendizagem. Falou da sua alegria em receber os alunos e ressaltou que tudo o que ele, junto com a equipe da secretaria, pudesse fazer para melhorar as condições de toda a rede municipal, seria feito com o intuito de oferecer uma educação de excelência em Nova Friburgo.

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