Alunos da rede municipal poderão ampliar conhecimento tecnológico

segunda-feira, 12 de agosto de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Alunos da rede municipal de ensino começarão a ampliar seus conhecimentos de informática. A proposta foi debatida durante palestra do professor e programador José Loyola Bechara, coordenador de TI na Uerj/NF e de Administração na Estácio, na última terça-feira, 6, com a equipe do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) da Secretaria de Educação de Nova Friburgo (SME). A ideia é desenvolver o gosto pela programação em crianças do ensino fundamental da rede municipal. Durante a palestra foi apresentado o software Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que mostra de forma dinâmica como é feita uma programação no nível da faixa etária da rede de ensino e é disponibilizado gratuitamente. O Scratch é uma linguagem de programação ideal para quem está começando a programar e foi desenvolvida para ajudar crianças a partir de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com essa linguagem é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.

O objetivo é que, com as novas visões tecnológicas dentro das unidades, os alunos, além de melhorarem seu aprendizado, possam futuramente se tornar cidadãos mais preparados na área tecnológica, utilizada por todos desde o seu despertar, mas que muitos ainda não dominam. O projeto não trata mais de uma inclusão, pois, segundo Loyola, "essa foi uma conquista da década passada e agora precisamos avançar com algo mais técnico para dar subsídios aos alunos para crescerem até mesmo profissionalmente”. 

Além da equipe do NTM, estiveram presentes à palestra o colegiado pedagógico da SME, a coordenação de anos finais, orientadores pedagógicos, diretores das unidades e orientadores tecnológicos, que serão os responsáveis por realizar o projeto nas escolas. "ProgramAção na escola: um passo além da inclusão digital” foi o nome escolhido para o projeto. O NTM será o responsável pela continuidade e avaliação.


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