Alunos da rede estadual realizam exame bimestral que avaliará qualidade do ensino

segunda-feira, 18 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Na última terça-feira, 12, os alunos das redes estadual de ensino fizeram a primeira prova do Sistema de Avaliação Bimestral do Processo de Ensino e Aprendizagem (Saerjinho). O exame, que será aplicado a cada dois meses, engloba questões de matemática e língua portuguesa e é feito por estudantes do 5° ao 9° anos do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. Iniciativa da Secretaria Estadual de Educação, o Saerjinho visa detectar as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos da rede.

A partir dos resultados das provas, a secretaria pretende traçar políticas públicas de melhoria da qualidade da educação básica. Elaborado através do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), o exame será aplicado em todas as escolas estaduais, no horário das aulas, pelos próprios professores que estiverem em classe. As questões de língua portuguesa terão como principal foco a leitura e compreensão de textos, já as de matemática, a solução de problemas.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, as diretorias de cada unidade de ensino determinarão o horário mais adequado para a aplicação das provas. Além disso, também ficará a cargo da direção definir se o Saerjinho fará parte, ou não, das avaliações bimestrais dos alunos. Os resultados do exame serão divulgados na internet. Com o Saerjinho, a Secretaria espera tirar o Rio de Janeiro da penúltima colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e colocá-lo, pelo menos, na quinta colocação nos próximos quatro anos. No ranking divulgado em 2010, o estado ficou à frente apenas do Piauí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade