Alunos da rede estadual dizem ter dificuldades para obter o Riocard

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Alerrandre Barros

Alunos da rede estadual de ensino em Nova Friburgo estão há pelo menos uma semana com dificuldades para conseguir o cartão Riocard Escolar, que permite aos estudantes a gratuidade nos ônibus urbanos para ir e voltar da escola. Para os alunos da rede estadual as aulas começaram no último dia 9, pararam durante o carnaval e reiniciaram na última segunda-feira, 23. Alguns estudantes estão preocupados porque têm somente até a próxima terça-feira, 3 de março, para requerem o cartão, conforme prazo estimulado pelo sistema Riocard.

Ontem, 26, Ledir Pacheco, pai de duas alunas matriculadas no 6º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Jamil El-Jaick, no Centro, foi ao posto de atendimento do Riocard na Rua Ernesto Brasílio para tentar entender por que não conseguia terminar o cadastro das filhas, que deveria ser feito pela internet. "Chego a um ponto e o site para. Eu já fui à escola e eles me mandaram para cá”, disse. A atendente orientou Ledir a procurar a escola novamente ou a Coordenaria Regional de Educação Serrana II, anexa ao Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), porque o problema poderia ser algum erro no cadastro das filhas. 

A estudante Letícia Rodrigues, 17 anos, também ainda não conseguiu o cartão porque a escola não recebeu o seu documento de transferência. A jovem estudava no Colégio Estadual Feliciano Costa, em Conselheiro Paulino, e se transferiu para o 2º ano do Ensino Médio, no Jamil El-Jaick. "Quando eu passo o cartão no colégio, aparece que não está registrado. No ônibus, aparece que está cancelado. Estou pagando passagem com dinheiro dos meus pais”, reclamou.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) informou que mudou o sistema de emissão do cartão de Identificação Estudantil  a fim de propiciar mais independência aos estudantes da rede estadual, já que o cadastro passou a ser realizado pelo próprio aluno ou por seu responsável. De acordo com a Seeduc, por se tratar de um processo novo, ajustes são necessários. A nota ainda acrescenta que a Fetranspor, órgão que administra o sistema de bilhetagem no Estado do Rio de Janeiro, se comprometeu a orientar as empresas de ônibus a autorizar o embarque do aluno, ainda que sem o cartão. ​

Os estudantes da rede estadual de ensino que estão solicitando pela primeira vez a gratuidade no transporte escolar devem requerer o benefício primeiramente junto à direção da unidade escolar onde estão matriculados e, em seguida, acessar o site do Riocard, por meio do site www.riocard.com para autenticação de seus dados. No site, o estudante deverá informar o número da matrícula, nome completo, data de nascimento e o nome completo da mãe. Caso tenha foto digitalizada, poderá inserir. A partir desses dois procedimentos, o aluno receberá o cartão em sua unidade escolar, após 12 dias úteis.

Caso o aluno necessite da 2ª via do cartão, por motivo de perda, danificação, furto ou roubo, deverá solicitar diretamente no site do Riocard e efetuar o pagamento da taxa. Em caso de transferência de unidade escolar, o aluno deve garantir a manutenção do seu número de matrícula na escola de destino.

Os alunos da rede municipal que tiverem problemas com o cartão devem procurar o posto de atendimento do Riocard no Centro, com documentos de identificação e o cartão utilizado no ano passado. A loja do Riocard atende todos os alunos, mas só emite os cartões dos estudantes da rede municipal. Os alunos da rede estadual recebem o cartão na escola. 


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TAGS: riocard | Educação | Transporte
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