Alunos da LBV participam de Oficina de Nanquim em Friburgo

Atividade foi realizada com crianças e adolescentes atendidos pela instituição
quarta-feira, 30 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Alunos da LBV participam de Oficina de Nanquim em Friburgo

O método nanquim, utilizado há milhares de anos tanto na escrita quanto nas artes, foi apresentado a alunos da Legião da Boa Vontade (LBV) de Nova Friburgo. A iniciativa fez parte de um projeto que visa ampliar a visão sobre a arte e a cultura das crianças e adolescentes atendidos pela instituição.

Segundo o educador social Marcelo da Graça, “dentre os objetivos propostos, além de gerar conhecimento da história e da origem do nanquim, a atividade estimulou a participação social, possibilitou o enriquecimento cultural por meio da cultura de outros povos, desenvolvendo o respeito à diversidade e a livre criação”, afirmou Marcelo, acrescentando que “as crianças testaram as três principais técnicas do nanquim. Produziram seus próprios desenhos utilizando o material sólido, usado em desenhos artísticos, ou líquido, usado principalmente com pincéis, bico de pena ou canetas recarregáveis”.

Durante a oficina, o educador ainda apresentou uma receita artesanal ensinando como fazer a tinta nanquim. A intenção foi que os próprios participantes fizessem a tinta que utilizariam. Os trabalhos apresentados pelos alunos se transformam em uma exposição com os desenhos de todos os integrantes do programa “Criança: Futuro no Presente!”, nas instalações da instituição.

“Gostei muito de fazer meu desenho com nanquim, é bem diferente do desenho com lápis preto ou lápis de cor. A gente conheceu outros tipos de pincéis e canetas”, afirmou o pequeno Adrian, de 9 anos, integrante do programa. “O que mais gostei foi conhecer a cultura de outros povos. Foi bem interessante!”, acrescentou Nicole, de 10 anos.

A tinta nanquim é um material muito usado para a escrita, o desenho e a pintura. Segundo historiadores, documentos antigos, de cerca de dois mil anos antes de Cristo, atestam que os chineses já conheciam e utilizavam o material em seus manuscritos.

O Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em Nova Friburgo, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 4, Olaria.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade