Alunos da Espaço Livre visitam sede de A Voz da Serra

As crianças das turmas 401 e 402 conferiram de perto o cotidiano de uma empresa jornalística
quarta-feira, 02 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Com idades variando entre 9 e 10 anos, as crianças das turmas 401 e 402 conferiram de perto o cotidiano do mais tradicional jornal de Nova Friburgo e região (Foto: Amanda Tinoco)
Com idades variando entre 9 e 10 anos, as crianças das turmas 401 e 402 conferiram de perto o cotidiano do mais tradicional jornal de Nova Friburgo e região (Foto: Amanda Tinoco)

Um grupo de 41 estudantes do 4º ano do ensino fundamental da Casa Escola Espaço Livre visitou a sede do jornal A VOZ DA SERRA na tarde da última terça-feira, 1º. Com idades variando entre 9 e 10 anos, as crianças das turmas 401 e 402 conferiram de perto o cotidiano de uma empresa jornalística, acompanhando o passo a passo da montagem do mais tradicional jornal de Nova Friburgo e região, com 70 anos de circulação ininterrupta.

O grupo conheceu os departamentos de redação, editoria, composição, revisão e montagem, demonstrando interesse sobre questões como a busca pela notícia e a diagramação das matérias que compõem as páginas de A VOZ DA SERRA. “Essa visita é a culminância de um projeto que desenvolvemos com os alunos sobre a importância dos meios de comunicação. O jornal A VOZ DA SERRA foi um dos exemplos que usamos em sala de aula e serviu de inspiração para que os alunos das duas turmas produzissem seu próprio jornalzinho”, explicaram as professoras Ivania Regina Beauclair de Castro e Marilúcia Aguiar Rodrigues Martins.

Charges de Silvério atraem o interesse da garotada

O trabalho do cartunista Antônio Silvério, que há 30 anos publica charges em A VOZ DA SERRA, foi outro alvo de interesse dos alunos. Muitos quiseram saber detalhes do processo de criação do cartunista e a razão do uso frequente de referências turísticas da cidade como a Pedra do Cão Sentado. As dúvidas foram esclarecidas com base em uma declaração do próprio cartunista, publicada na edição do último fim de semana, em que ele diz:  “Através de símbolos como o Cão Sentado, as estátuas das quatro estações e a Praça Getúlio Vargas procuro evidenciar os problemas do município e dar uma pequena contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos friburguenses.”

Por conta dos traços singulares e da abordagem de aspectos importantes do cotidiano do município, as charges de Silvério ganharam destaque especial nos jornaizinhos das duas turmas. “As crianças admiram muito o trabalho do Silvério e fizeram questão de escolher várias charges para ilustrar os jornais”, comentaram as professoras. A visita do grupo movimentou a sede do jornal e comprovou o interesse das novas gerações por A VOZ DA SERRA, que também pode ser lido pelo celular, tablet ou computador. Além das professoras, o grupo estava acompanhado das coordenadoras pedagógicas Viviane Folly e Andréa Bastos e das auxiliares Luciana Malhard e Janine Rosa.

Foto da galeria
(Foto: Amanda Tinoco)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: alunos | espaço livre | A Voz da Serra
Publicidade