O aluno João Carlos Freze Sthorc, do Colégio Estadual Vicente de Moraes, no Prado, foi reeleito representante de Nova Friburgo na 8ª edição do Parlamento Juvenil, projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). Na última semana, entre os dias 10 e 14, estiveram na Alerj 83 jovens de diversos municípios do estado, como parte da programação que incluiu ainda a oportunidade de os jovens experimentarem o dia a dia dos parlamentares estaduais no exercício de suas funções. Cada jovem apresentou um projeto de lei, e em seguida três comissões analisaram estes projetos, indicando nove para defesa em plenária. Em sua tese, João defendeu a elaboração de um programa de incentivo à inovação tecnológica através de vantagens como a diminuição de carga tributária e apoio de infraestrutura. O aluno obteve a quarta colocação, recebendo 57 votos. O projeto ficará disponível na Alerj para qualquer parlamentar que possa se interessar por indicá-lo no futuro. Os três primeiros projetos escolhidos serão encaminhados ao Palácio Guanabara.
O Parlamento Juvenil surgiu em 2003 e integra as escolas estaduais de todos os municípios do estado, além da fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cap-Uerj). O projeto adota os mesmos moldes de um parlamento convencional, com direito à escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário.
João Carlos já havia sido eleito em 2013, quando expôs um projeto que previa a implementação de serviços de psicologia e fonoaudiologia nas escolas do estado, realizados por estagiários das respectivas áreas. Este ano, o jovem concorreu com mais três alunos de Nova Friburgo para representar a cidade. Após a escolha, o aluno passou por uma qualificação na Câmara Municipal de Vereadores, no dia 20 de outubro, junto aos representantes de todas as cidades da Regional Serrana II — Bom Jardim, Macuco, Cordeiro, Duas Barras, Santa Maria Madalena, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Sumidouro, São Sebastião do Alto, Carmo, Trajano de Moraes e Cachoeiras de Macacu. Na ocasião, o vereador Professor Pierre conversou com os jovens assuntos pertinentes à vivência dentro de um cargo eletivo, bem como enfatizou a importância da conscientização política ainda na juventude como forma de transformar positivamente o país, independentemente de bandeiras partidárias. Além disso, o assistente legislativo Hugo Lontra esclareceu aos parlamentares o papel de cada um dos três poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — dentro da vida em sociedade.
Deixe o seu comentário