Texto e foto: Gilmar Marques
Um estudante do 4º ano do primeiro segmento do ensino fundamental da Escola Municipal Dacyr José Ribeiro, a maior da rede municipal de ensino de Cantagalo, instalada no bairro São José, Alyson José da Silva Foly Miguel, de apenas 9 anos, é motivo de grande orgulho para professores, funcionários e colegas da escola.
Filho do servidor público José Foly Miguel e da dona de casa Jázia Geralda da Silva, Alyson Foly Miguel conseguiu faturar a medalha de bronze ao garantir o terceiro lugar do nível 4 (dentro da sua faixa etária), em nível nacional, da XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que contou com participação de 1.392 escolas e 53.256 estudantes de todo o país, somente no nível 4.
A entrega do certificado e da medalha a Alyson foi realizada pela escola numa solenidade que tomou conta da tarde dessa terça-feira, 29 de outubro, no pátio interno da unidade de ensino. Além dos colegas, o estudante premiado contou com participação dos pais, da avó, dos professores e diretores da escola, todos muito cheios de orgulho do feito do estudante, que marcou a primeira participação de Cantagalo na olimpíada, que é organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).
"Da nossa escola, participaram 73 estudantes, de 4º e 5º anos do ensino fundamental, e todos receberam certificados pela participação. Mas esse resultado vem mostrar o quanto é importante a dedicação, a confiança e a certeza de que é possível superar todos os limites. Esse prêmio não só é orgulho do próprio Alyson e de sua família aqui presente, mas de todos nós da escola, professores, diretores, funcionários, além da comunidade de Cantagalo como um todo. É uma grande vitória para todos nós e um incentivo aos alunos a participarem de outras olimpíadas. Parabéns, Alyson, estamos com você e com todos os nossos alunos sempre”, discursou a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Dacyr José Ribeiro, professora Carla de Fátima Guimarães Abreu, que falou em nome da diretoria da escola. A professora também foi a representante da escola junto à OBA.
O desempenho de Alyson Foly Miguel foi reconhecido através de questões constituídas por prova prática com conteúdos compatíveis aos materiais didáticos da unidade, abordando as disciplinas de geografia, ciências e matemática. A olimpíada foi realizada nas escolas públicas e privadas em todo o país. Entre várias curiosidades que envolvem o mundo da ciência, destaque para as descobertas sobre planetas, galáxias, o sistema solar, enfim, questões complexas que foram "tiradas de letra” pelo estudante do bairro São José, que não conhece outra escola. "Toda a vida escolar de Alyson, desde o pré-escolar, foi aqui, na Escola Dacyr Ribeiro”, revelou a mãe do estudante, Jázia Geralda da Silva. "Ele é um orgulho para nós”, disse o pai, José Foly Miguel.
Para a diretora da escola, professora Elisabeth de Souza Camara, a OBA tem o objetivo de fazer com que jovens se interessem pela astronomia, astronáutica e ciências, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Na solenidade, a diretora compôs a mesa ao lado da diretora-adjunta Rosy Paula Coelho do Couto. Também participaram, representando a secretária municipal de Educação, Lucinha Farah Noronha, as professoras Sônia Eny Alonso Faria, Nagilene Yunes Melo e Bárbara Dalbone, além da orientadora educacional da Escola Municipal Dacyr José Ribeiro, Fabiane Pereira Corrêa.
Para a diretoria da escola, outras grandes responsáveis pelo êxito de Alyson na olimpíada foram as professoras Selma Diniz e Ana Paula de Souza Roberto, responsáveis por ministrarem os conteúdos para as atividades da OBA para os estudantes do 4º ano, e as professoras Gisele Bon e Julieta Mansur Medina, que desenvolveram o mesmo tipo de trabalho junto aos estudantes do 5º ano.
Deixe o seu comentário