Amine Silvares
São muitas as opções de turismo disponíveis na serra fluminense. Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis se destacam pelo clima frio e beleza das paisagens, além do comércio variado, a gastronomia rica e as diversas alternativas de entretenimento, que garantem o encanto e a satisfação de visitantes e moradores. Faltava um lugar para reunir as melhores dicas sobre o que fazer pela região e pelo mundo. Não falta mais. O site Alto Carioca (www.altocarioca.com.br), que foi inaugurado em setembro, tem chamado a atenção de quem procura prazeres serranos, como o colunista do Globo, Ancelmo Gois. Com um visual atraente, o site convida a descobrir e explorar o que há de melhor na Região Serrana e no planeta, e conta com a colaboração de pessoas de todos os lugares.
O empreendimento surgiu a partir da necessidade de divulgar Nova Friburgo e Região Serrana do Estado para os cariocas, principal público do site. Daí veio o nome, Alto Carioca.
“A ideia de carioca é justamente porque estamos tentando vender a serra para o carioca. A maioria das visitas do site vem da cidade do Rio de Janeiro”, conta Patrícia Machado, uma das fundadoras do projeto. O site se desenvolveu e suas dicas também abordam lugares pelo Brasil e pelo mundo. Dividido em cinco setores, o visitante pode começar sua pesquisa por local ou assunto de sua preferência.
Para montar o negócio, a experiência acadêmica contou muito. Os estudos relacionados à internet e redes sociais chamaram a atenção de Patrícia, que viu na web a possibilidade de criar o próprio negócio e prosperar. “Existe um mundo para ser descoberto e a internet tem potencial para nos ajudar a descobri-lo”, declara a empreendedora. Para chamar mais a atenção do público, o Alto Carioca ainda propõe que os leitores participem mandando suas histórias, fotos e experiências, além de permitir receber dicas por e-mail e participar de promoções semanais. O site ainda foi divido em editorias – por cidade e por assuntos –, o que permite que o visitante escolha as dicas da forma que achar melhor, facilitando a procura dentro do serviço.
Patrícia e Nai Frossard, criadoras do empreendimento, atualizam o site diariamente com informações sobre lojas, restaurantes, exposições e outras atividades, centralizando o leque variado de opções, que antes não tinham muita divulgação. São lugares escondidos, curiosidades, dicas de pratos imperdíveis e tudo o mais que não pode ficar de fora do roteiro de viagem. O acesso ao conteúdo do site é gratuito.
Todas as dicas do site são fruto de um extenso trabalho de pesquisa, que durou meses e continua acontecendo.
“Desde o começo a gente está indo às cidades. A gente já conhece os lugares, fomos antes. Só damos dicas do que achamos bom e interessante. Não entra quem quer, e sim o que a gente acha que tem que entrar. O trabalho é jornalístico”, explica Patrícia.
Em pouco mais de dois meses de funcionamento, o Alto Carioca já teve mais de 7 mil acessos e o ritmo não parece estar diminuindo. O empreendimento conseguiu atingir um público específico, que carecia de um lugar que contivesse informações de turismo na serra, e o Alto Carioca está conseguindo suprir esse vão no mercado. A ideia é expandir as ações e trazê-las para o mundo real com cursos e exposições, atraindo mais pessoas para a serra fluminense.
Além do Alto Carioca
A marca Alto Carioca também conta com a produção de conteúdo para blogs de empresas. A iniciativa está trazendo um bom resultado e já conta com vários clientes e parcerias. Patrícia afirma que seguiu um conselho que dava aos seus alunos: de criar as próprias oportunidades, ao invés de esperar serem contratados por uma grande empresa. “Eu fiz, dei o exemplo. O diferencial do meu trabalho é que tenho anos de experiência, de conhecimento, e isso você adquire com o tempo. Mas criar seu próprio negócio e investir é possível”, acredita Patrícia. E se é mesmo verdade que para prosperar é preciso empenho, qualidade e um pouco de sorte, o Alto Carioca tem um grande futuro pela frente.
Deixe o seu comentário