mês de julho foi excepcional para o setor turístico em Nova Friburgo. Esta foi a avaliação unânime durante a reunião do Conselho Municipal de Turismo, nesta terça-feira, 3, numa das salas da Oficina-Escola de Artes, onde atualmente funciona o Cine Clube do Barão. Mas antes de iniciar o encontro mensal do CMT, o secretário municipal de Turismo, Nauro Grehs, reuniu-se com representantes do Conselho Regional de Turismo Serra Verde Imperial.
O dia voltado às avaliações foi bastante positivo, segundo o secretário Nauro. “O mês de julho foi excepcional para o setor de Turismo. Tivemos um excelente Festival de Inverno, sob a organização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e com apoio de nossa equipe de Turismo, bem como de outros setores e demais secretarias da municipalidade. Tivemos ainda diversas outras atrações na região. A cidade lotou, enquanto a rede hoteleira, bares, restaurantes e o comércio foram aquecidos com o movimento. E ainda tivemos a passagem do Tour do Rio”, comemorou o secretário Nauro, apoiado pelos presentes à reunião mensal do CMT.
Com a presença do presidente do Conselho Regional de Turismo da Serra Verde Imperial, Michel Al Odeh, também secretário municipal de Turismo de Teresópolis, e representantes dos municípios de Cachoeiras de Macacu e Petrópolis, uma vez que Guapimirim não enviou representante, todos participaram de uma Oficina de Planejamento Estratégico - Plano de Ação - disponibilizada ao Conselho pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae -RJ.
Turismo regional quer ser referência nacional
Márcio Pizzi e Gastão Reis (Petrópolis), Abel Nascimento e Osório (Cachoeiras de Macacu), Luiza Mota e Ana Maria Machado (Teresópolis), Kátia Barreto, Devanildo Silva, Valéria Kratorchiwill, Nauro Grehs, Waléria Mendonça e Luís Moraes (Nova Friburgo) ouviram Flávio Gueiros, de Teresópolis, da Agência de Marketing Tudo!, contratada para executar a oficina de Planejamento Estratégico, envolvendo organização interna do Conselho Serra Verde Imperial (articulação, comunicação, promoção e análise, monitoramento de políticas, planos e projetos).
Um dos pontos destacados durante a oficina foi sobre a missão do Plano de Ação para o Conselho Regional. Concluiu-se pela necessidade de construir uma visão de futuro, para o que é preciso unir forças e descobrir valores através da integração, inovação, empreendedorismo, desenvolvimento sustentável, gestão humanizada e turismo sustentável. Seguindo essa linha, todos os participantes foram convidados a exercitar sua criatividade, formulando frases, sendo que entre as preferidas se destacou: “Serra Verde Imperial: referência nacional de qualidade no turismo regional”.
Os representantes do Serra Verde Imperial debateram também a necessidade da região estar efetivamente representada no Conselho Estadual de Turismo, bem como a realização de encontros com cada um dos Conselhos Municipais de Turismo. Aproveitando a oportunidade, o secretário Nauro convidou-os a participarem da reunião do Conselho Municipal de Turismo de Nova Friburgo, que aconteceu logo em seguida. “Precisamos mostrar ao Conselho Estadual o que estamos fazendo no Conselho Serra Verde Imperial”, destacou Nauro, que teve sua fala complementada pelo presidente do Serra Verde Imperial, Michel: “nosso trabalho tem base, foco e objetivos e é importante para o momento atual do turismo”.
Um inverno que aqueceu mesmo
O secretário de Turismo do Município e também presidente do CMT iniciou a reunião com boas notícias. Ele anunciou que integrará comitiva que irá ao Canton de Fribourg, na Suíça, no mês que vem, para tratar da participação oficial de Nova Friburgo na feira internacional que ocorrerá na cidade co-irmã no próximo ano, e na qual haverá um estande de 150 metros quadrados para mostra do município e todas as suas potencialidades, uma vez que o evento não tem foco somente nos setores de turismo e cultura, mas também na área de negócios em geral.
Além disso, ainda segundo Nauro: “Estamos mantendo contato com a Fifa para indicar Nova Friburgo para ser uma das ‘cidades treinamento’ durante a Copa do Mundo de 2014. Temos boas instalações, e os hotéis, inclusive, podem fazer um acordo com a Fifa. Queremos receber os suíços! Assim ganharemos mídia gratuita e criaremos um novo conceito para a cidade - Nova Friburgo: casa do suíço”, comentou, com positivismo.
Segundo informou a gerente de projetos turísticos do Sebrae/RJ, Kátia Barreto, a instituição disponibilizará transporte por ônibus aos interessados da rede hoteleira da cidade que quiserem participar do ‘Conotel2010’ – Congresso Hoteleiro – de 16 a 18 deste mês, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O evento contará com 39 palestrantes abordando diversos temas, entre eles O impacto da Copa 2014 na hotelaria. Os interessados devem entrar em contato com Kátia no próprio Sebrae o quanto antes, para garantir sua vaga. Toda a programação pode ser conferida no site www.conotel.com.br .
Já nos próximos dias 30 e 31, no Hotel Schumacker Plaza, na praça do Suspiro, será realizada uma pequena mostra da Equipotel, a maior feira de hotelaria e gastronomia da América Latina. Segundo Kátia, a feira apresenta lançamentos, tendências, serviços e inovações tecnológicas. No site www.equipotel.com.br é possível ter uma idéia do que poderá ser encontrado no evento de apresentação em Nova Friburgo.
‘Ponto para o turismo’
Sobre o workshop Ponto para o Turismo, realizado em Nova Friburgo no mês passado, o evento foi apontado como positivo, porém o secretário e seus parceiros desejam dar continuidade a ações semelhantes para melhorar ainda mais o atendimento ao turista. “Foi um momento em que os empresários do setor estiveram mais próximos e puderam trocar informações e opiniões. Precisamos criar positividade no turismo”, destacou Waléria Mendonça, da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio de outros participantes da reunião.
Outra boa notícia é que em breve serão realizados encontros empresarias e os temas a serem abordados poderão ser definidos pelos próprios empresários. A parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, o Conselho Municipal de Turismo, o Sebrae/RJ e o Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau, possibilitará a divulgação por e-mail a todos os empresários do setor de turismo da cidade. A idéia é que um consultor do Sebrae possa sanar qualquer dúvida. Kátia aproveitou a ocasião para esclarecer sobre o APL da Serra – Arranjo Produtivo Local –, do qual o Sebrae faz parte, e que passará a funcionar como um grande fórum.
Antes da reunião do CMT terminar, foi manifestado o interesse em formar um grupo com representantes do Conselho Municipal de Turismo para procurar as instituições ligadas ao comércio da cidade, com o objetivo de agregar os segmentos que também crescem com o desenvolvimento do setor turístico. Sobre o Fundo Municipal de Turismo, Nauro pediu a ajuda de todos para a criação de um outro Fundo, tendo em vista que o criado em 2003 foi revogado em 2007.
Deixe o seu comentário