Alta Books aposta nos autores nacionais

Editora inova também no modelo de venda da série “Para Leigos”
sexta-feira, 09 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Alta Books aposta nos autores nacionais
Alta Books aposta nos autores nacionais

A Alta Books diversifica seu catálogo e passa a publicar também em 2012 autores nacionais, ao lado dos best-sellers internacionais de negócios, guias de viagem e livros de gastronomia. A editora é representante no Brasil de séries de sucesso pelo mundo como Frommer’s, Para Leigos (For Dummies) e Use a Cabeça! (Head First!). Em 2011, é esperado incremento de 30% no faturamento da Alta Books. Foram publicados 130 novos títulos este ano, uma alta de 15% em relação a 2010.

O acervo cresceu vertigionosamente nos últimos cinco anos, passando de 250 títulos em 2005 para mais de 900 este ano. E a meta é alcançar uma média de 200 novas publicações por ano. “O próximo movimento estratégico da Alta Books para ganhar mercado em 2012 será a publicação de autores nacionais, em especial na série Para Leigos, que já passam pela avaliação da editora”, revela o gerente de Marketing e Inovação, Anderson Vieira.

O modelo de negócios para a venda dos livros também faz parte dos projetos de inovação da Alta Books, a terceira maior publicadora de livros da Para Leigos no mundo, que lançou o primeiro quiosque em shopping da série. São dois quiosques, um no Botafogo Praia Shopping, desde setembro, e outro no Shopping Iguatemi, desde novembro. “A meta é estar presente em todos os principais shoppings do Rio e, depois, expandir para outras capitais e polos econômicos do Brasil”, conta Vieira.

O espaço montado pela Alta Books é alegre e descontraído, onde são apresentados dezenas de títulos variados que vão de Budismo a Física, passando por idiomas, roteiros turísticos e jogos. A expectativa é que cada quiosque receba 1,5 milhão de visitas por mês. O objetivo é criar mais interatividade entre leitores e a marca.

“A aceitação das pessoas nos dá segurança para afirmar que ainda há muito a ser feito pela série. Queremos estreitar ainda mais esse laço do público com a marca, sentir as demandas do mercado antes mesmo que o próprio leitor se dê conta delas, assim poderemos surpreendê-lo positivamente”, espera o gerente.

Carro-chefe da editora, a Para Leigos também conta com um blog: http://www.paraleigos.com.br/blog/. Os livros apresentam linguagem simples, com cartoons e ícones que facilitam a compreensão de temas variados. A série, que completa 20 anos em 2011, já está em mais de 30 países, com aproximadamente 1.300 títulos. No Brasil, a Alta Books já investiu mais de R$$ 3 milhões na produção de 120 títulos da coleção.

A série Para Leigos começou em 1991 nos Estados Unidos, com o título DOS for Dummies (em português: DOS Para Leigos), escrito por Dan Gookin e produzido pela editora IDG Books. Já foi publicada ao redor do mundo, em países como França, Itália, Holanda, Alemanha, Espanha, Argentina, Peru, Colômbia, Polônia, Portugal, entre outros.

Com 10 anos de existência, a Alta Books já lidera o mercado nacional de livros de Informática (TI) e Internet há alguns anos. Com a entrada em novos nichos, já se destaca com best-sellers como “Business Model Generation (BMG)—Inovação em Modelos de Negócios”, de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, e “Encantamento—a arte de modificar corações, mentes e ações”, do guru Guy Kawasaki, e “Mary Berry—guia completo de culinária”. Os livros da Alta Books podem ser encontrados em livrarias de todo o Brasil.

Encantamento

Guy Kawasaki trabalhou na divisão Macintosh da Apple e sua missão era convencer os programadores a criar produtos compatíveis com o Macintosh. Essa posição marcou o início de 25 anos de fascínio com a arte do encantamento, que ele define como: o processo de levar as pessoas a se deliciarem com um produto, um serviço, uma organização ou uma ideia. O resultado do encantamento é o suporte voluntário e duradouro que se torna um benefício mútuo. Kawasaki ensina técnicas em seu novo livro, “Encantamento—a arte de modificar corações, mentes e ações”, lançamento da Editora Alta Books.

Este livro é para pessoas que veem a vida pelo que ela pode ser e não pelo que não pode. Elas estão trazendo para o mercado uma causa—ou seja, um produto, um serviço, uma organização ou uma ideia—que pode transformar o mundo em um lugar melhor. No mundo da mídia de massa, da mídia social e da mídia publicitária, é preciso muito mais do que relações instantâneas, rasas e temporárias para conseguir realizar o trabalho.

Business Model Generation

Embora venham alavancando a competitividade de empresas e se firmando como elementos diferenciais nas organizações, os modelos de negócios ainda assustam muitos profissionais por sua aparente complexidade. “Business Model Generation (BMG)—Inovação em Modelos de Negócios”, lançamento da Editora Alta Books, chega ao mercado editorial para romper esse tabu.

Alexander Osterwalder e Yves Pigneur desenvolveram um método para projetar modelos inovadores, praticado em diversas empresas pelo mundo, como IBM, Ericsson, Deloitte, Public Works e o governo do Canadá. Os autores contaram com a colaboração de 470 profissionais de 45 países para montar um livro audacioso, moderno, cheio de ilustrações e exemplos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade