Alianças: o símbolo de amor eterno

sexta-feira, 17 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Alianças:  o símbolo de amor eterno
Alianças: o símbolo de amor eterno

Dizem que os egípcios, por volta de 2.800 a.C, usavam um anel para simbolizar o casamento; os gregos também usavam esse objeto, que era de ferro imantado para que, mesmo depois de casados, o homem e a mulher permanecessem sempre atraídos um pelo outro. Os romanos, já no século IX, também resolveram adotar o costume.
O certo é que vários povos, desde então, têm nos anéis – alianças, propriamente ditas – um símbolo de amor eterno, união sem fim. Simples ou suntuosos, tradicionais ou modernos, o fato é que, dificilmente, um casal dispensa o uso desses objetos.
Tânia Iório, que trabalha com alianças há quinze anos, sabe bem a importância que elas têm para os noivos, independente de suas condições financeiras. “É a primeira coisa que procuram, até porque alianças são usadas já a partir da oficialização do noivado”, diz.  
O sócio Fábio Iório Gomes conta que a escolha das alianças é tão importante que às vezes a família inteira vai à loja opinar. “Geralmente, vem o casal, eles pesquisam preços e modelos, mas ela é quem dá a palavra final. Ele concorda”, diz humorado.  
Filho de um comerciante de joias – “seu Moacir” –, cuja loja funciona há mais de 45 anos, em Nova Friburgo, Fábio afirma que apesar de as fábricas investirem em novos desenhos a cada ano, as alianças tradicionais sempre têm bom público. O ouro amarelo continua sendo o preferido. A gravação dos nomes invertidos – o dele na aliança dela e o dela na dele – não sai de moda, mas tem quem ainda peça a gravação de frases ou corações.
“Os modelos são variados, para todos os tipos de gosto e possibilidade econômica. O ideal é que os noivos comprem as alianças com um prazo de quinze dias antes do evento”, diz Tânia. “Com a compra efetuada, encomendamos o produto e quando ele chega os noivos experimentam e nos dizem o que gravar”, acrescenta Fábio. “Tem pessoas que já têm as alianças, mas querem poli-las para o casamento”, ressalta, lembrando ainda dos casais que compram peças especiais para as bodas. “Tem as alianças de ouro amarelo, com o branco, para as bodas de prata; as de ouro amarelo e vermelho, para os 50 anos de casados e a de ouro com diamantes, para os 75 anos de união. Só que esta última eu nunca vendi. É difícil, o casal deveria ter, nesse caso, mais de 90 anos!”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade