Aliança Francesa de Nova Friburgo completa 40 anos e celebra

Exposição “De 1978 a 2018” é inaugurada na Fundação Dom João VI, dentro da programação comemorativa
segunda-feira, 10 de setembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
O coral da Aliança ensaia para uma apresentação (Fotos: divulgação)
O coral da Aliança ensaia para uma apresentação (Fotos: divulgação)

A Aliança Francesa de Nova Friburgo completa este mês quatro décadas de atividades e muita cultura no município. Para celebrar, uma série de atividades foram programadas permitindo a friburguenses e turistas conhecer um pouco da história da participação dos franceses no desenvolvimento sócio cultural do município. A programação festiva começa neste sábado, 8, às 11h, com o lançamento da exposição “De 1978 a 2018, a Aliança Francesa em Nova Friburgo”, na Fundação Dom João VI (Praça Getúlio Vargas, 71), com mostra de atividades da Aliança, sua história, quem integra a entidade e, claro, os projetos atuais desenvolvidos pelo tradicional coral Allons Chanter e o coral infanto-juvenil da Aliança.  As celebrações festivas se estendem até o próximo dia 23.

Na próxima sexta-feira, 14, na sede da Aliança, na Rua Carlos Alberto Braune, 11, no bairro Braunes, a celebração continua com a mostra “Diálogos com Monet”, da artista plástica friburguense Madalena Bento de Mello, que é uma das primeiras alunas da Aliança e filha do saudoso Ariosto Bento de Mello, grande benfeitor da Aliança. No dia 15, no Teatro Municipal Laercio Ventura, será realizada uma apresentação especial, aberta ao público do coral Allons Chanter, adulto e infanto-juvenil.       

A participação francesa em Nova Friburgo

Em 1978, após o primeiro encontro dos descendentes dos colonos suíços, o então vereador Benício Valladares solicitou ao Consulado da França um professor da Aliança Francesa do Rio para desenvolver o ensino da língua francesa em Nova Friburgo. Foi criada, então, uma “antena” sob a responsabilidade da professora Annette Bordage Bessa (foto) que começou a organizar cursos no Colégio Cêfel e depois na Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia. Crescendo aos poucos sob a direção de Annette, já ajudada por novos professores formados pela própria Aliança, a “Antena” começou a participar dos eventos culturais da comunidade friburguense.

Em 1994, a Aliança Francesa de Paris aprovou a criação e o Estatuto da Alliance Française de Nova Friburgo, em conformidade com os objetivos da Aliança Francesa, fundada em Paris, em 1883. Em 17 de abril de 1995 a Aliança Francesa de Nova Friburgo foi declarada de Utilidade Pública Municipal e de Utilidade Pública Estadual em 15 de outubro de 1996.

“Cada ano, recebemos mais de 240 estudantes. Aqui eles podem prestar os exames Delf Dalf que acrescentam valor a sua educação e desenvolvimento profissional”, conta Annette, atual diretora pedagógica da Aliança Francesa de Nova Friburgo que tem ainda em sua equipe, Marcelo Rafael Costa, na coordenação pedagógica e os professores Ana Eleani Lengruber Nidecker, Caroline Reis, Izabela Teixeira, Jill Simone Chastagnier Derriaux, Mariane Gayte, Wender Mothé.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade