Neste sábado, 9, às 18h, a Aliança Francesa de Nova Friburgo (Rua Carlos Alberto Braune 11, Centro) recebe Joby Bernabé — ilustre “dizedor” da Martinica (território francês nas Antilhas) para um espetáculo de contos e poesias compartilhado entre amigos. Joby se define como um “dizedor” porque, como ele mesmo afirma, cada palavra é poética, com melodia e ritmo próprios. Sua maneira de dizer é teatral, para “celebrar” as palavras. No espetáculo deste sábado em Nova Friburgo, Joby Bernabé interpreta textos do seu repertório com sua voz grave, de timbre poderoso; usa o seu carisma para encantar o público, passando de um tom, às vezes lírico, para outro, às vezes dramático.
Além de ter CDs gravados com seus poemas declamados, Joby Bernabé participou de diversos filmes e peças de teatro e recebeu prêmios em 2000 e 2009 por seu talento. Suas obras exprimem os combates que ele conduz e seu amor à vida.
A notoriedade de Joby transpassa as fronteiras de sua ilha (a Martinica), mas ele conserva a inspiração da sua terra natal, misturando sonoridades crioulas e francesas. Esculpe textos ritmados, como o poema “Fanm”, que constitui uma das mais lindas peças da poesia crioula: “Mé fout fanm fò fout ! Lè fanm fè tan fè fòs pou fò. Mais femmes d’effort par-dessus tout. Force de l’âme et forces vives au coeur des forces et de l’effort ” (...Mas, sobretudo, mulheres esforçadas. Força da alma e forças vivas no coração das forças e do esforço!).
O espetáculo — gratuito — será aberto pelo coral Allons Chanter, da própria Aliança Francesa de Nova Friburgo, que está comemorando dez anos de existência.
Mais informações sobre o espetáculo pelo telefone 2522-8789 ou pelo e-mail alliance@netflash.com.br.
Deixe o seu comentário