Em reunião agendada pelo deputado Rogério Cabral, o governador Sérgio Cabral e o vice Pezão receberam membros do Codenf e o prefeito Sérgio Xavier, para tratar de projetos apontados como prioritários em diversos encontros realizados pelo Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo. A audiência foi realizada no recém-restaurado Palácio Guanabara, no qual todos os presentes tomaram conhecimento dos projetos.
O deputado Rogério Cabral abriu a reunião informando ao governador e ao seu vice que o Codenf surgiu como um movimento da sociedade organizada friburguense, após a tragédia climática de janeiro de 2011, para trabalhar na recuperação da cidade e no planejamento do desenvolvimento da cidade. Em seguida, passou a palavra para o presidente do Conselho, Antônio Carlos Celles Cordeiro, que apresentou os cinco projetos definidos como prioritários para serem trabalhados este ano.
Antônio Carlos explicou que no processo de formação do Codenf houve intensa participação da sociedade e foram recebidos mais de 400 projetos, dos mais variados setores da sociedade. Como não seria possível tratar de todos simultaneamente, foi definido em reuniões realizadas neste ano que cinco grandes projetos terão prioridade. Estes projetos, pela sua dimensão e importância, caso sejam executados, transformarão a nossa realidade e recolocarão Nova Friburgo novamente como uma das cidades de melhor padrão de vida do estado do Rio de Janeiro.
Os cinco projetos apresentados tratam de: Modernização da Gestão Pública; Centro de Operações e Controle; Mobilidade Urbana; Recuperação Urbana e Ambiental; e Plano de Desenvolvimento Socioeconômico 2012-2030.
O governador e o vice discutiram os detalhes de cada projeto e imediatamente concordaram em incluir no programa Somando Forças, os recursos para os projetos de Modernização da Gestão Pública e Mobilidade Urbana. Com relação à recuperação ambiental, existe um conjunto de obras em andamento atualmente na cidade e brevemente serão anunciados novos investimentos visando a recuperação das encostas e preservação ambiental.
Na análise do projeto do Centro de Operações e Controle, o governador recomendou que fossem visitadas não só as instalações da cidade do Rio de Janeiro, mas também de Volta Redonda e Três Rios, por se tratarem de cidades de porte semelhantes a Nova Friburgo e, portanto, com demandas semelhantes. Sérgio Cabral também destacou que os resultados alcançados em Volta Redonda foram muito bons e teve grande impacto na segurança pública.
Plano Estratégico do Rio de Janeiro como modelo
Na discussão sobre o Plano de Desenvolvimento, o governador lembrou que quando foi candidato pela primeira vez ao governo do estado, junto com todos os demais candidatos, recebeu da Firjan o Plano Estratégico do Rio de Janeiro, elaborado por aquela instituição, e se comprometeu a executá-lo. Destacou que está levando a efeito todos os itens e até mais do que o que foi proposto.
Acrescentou que o documento serviu de base para as ações iniciais de seu governo. E recomendou, portanto, que o Plano de Desenvolvimento que está sendo elaborado pelo Codenf seja entregue a todos os candidatos, para que assumam, publicamente, compromissos com a sociedade friburguense. A sugestão foi aprovada e, tão logo os candidatos locais estejam definidos, o Conselho solicitará reunião para apresentar o material, ainda em fase de elaboração.
Dando continuidade à reunião, o prefeito Sérgio Xavier destacou o papel do Codenf e lembrou que é preciso rever a questão dos incentivos fiscais para as empresas da região. O vice-governador informou que já recebeu um documento do setor metal-mecânico e que está em analise, comprometendo-se a dar breve retorno sobre o assunto.
A vice-presidente da Firjan, Neuci Loyola, aproveitou o momento para solicitar apoio para a realização da Fevest, que foi prontamente encaminhado para atendimento. Cláudio Verbicário, presidente da Acianf e vice-presidente do Codenf, recomendou que seja feita um terceira pista de subida na serra para facilitar o escoamento do tráfego, que deverá aumentar com a construção da Estrada do Contorno. Pezão se propôs a tratar do assunto em reunião com o DER.
Jorge Maciel, secretário do Conselho, falou sobre a importância do monitoramento permanente das encostas e suas ocupações, com ferramentas modernas. Os dirigentes estaduais também se comprometeram a apoiar este projeto, fundamental para evitar perdas humanas no futuro.
Finalizando, o governador Sérgio Cabral concordou com a sugestão de se reunir periodicamente com o Codenf para tratar dos projetos apresentados como prioritários para 2012 e acompanhar a execução dos mesmos.
Ele destacou que Nova Friburgo merece atenção especial, que pode ser comprovada com os esforços empreendidos pelo vice-governador para recuperar a região. E que o governo do estado está disposto a fazer mais e que Nova Friburgo poderá sempre contar com ele e com Pezão em seu esforço de recuperação de busca da melhoria do padrão de vida de sua população.
Deixe o seu comentário