José Duarte
Conforme anunciado há alguns dias pela Coordenadoria da Defesa Civil de Nova Friburgo (Comdec), coronel João Paulo Mori, o sistema de alerta da cidade já começou a ser implantado. Esta semana a equipe da DC esteve em alguns bairros realizando treinamento com moradores, a exemplo do Rui Sanglard e Loteamento Floresta. Neste sábado será a vez de São Geraldo receber o contingente da Comdec.
O sistema é idêntico ao que está sendo usado no Rio de Janeiro, que funcionou bem, segundo as autoridades de segurança. Tudo está sendo preparado para não provocar pânico à população, já bastante amedrontada com o que aconteceu em 12 de janeiro.
AVS: Quem tocará as sirenes em caso de chuvas?
CORONEL MORI: Quem vai tocar é a Defesa Civil e o controle vai ser feito pelo Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (Simerj), que vai nos avisar das alterações meteorológicas na região, fortes chuvas que passarem de um certo limite de atenção. Então, eles vão nos acionar e nós vamos acionar o sistema de alerta.
AVS: Como é esse sistema?
CORONEL MORI: Esse sistema vem precedido de voz, como, por exemplo, “Atenção, população, chuvas intensas na região, será acionado o sistema de alerta”. E em seguida serão tocadas as sirenes.
AVS: A população será treinada antes?
CORONEL MORI: Sim, controladamente, para as pessoas não entrarem em pânico. Já iniciamos esta semana o treinamento nos bairros da cidade, porque a população já está com medo e se tocar a sirene antes dessa situação o povo entrará em desespero, não queremos isso.
AVS: Essa experiência já foi feita antes em algum lugar?
CORONEL MORI: Já foi usada no Rio de Janeiro e deu certo.
AVS: Como é o treinamento?
CORONEL MORI: É importante alertar que toda comunidade será capacitada primeiro, talvez não consigamos capacitar todo mundo, mas os líderes comunitários, os moradores, todos serão convocados.
AVS: Quais serão os locais que receberão o sistema?
CORONEL MORI: A ideia é colocá-lo em todos os pontos de risco de Nova Friburgo, mas inicialmente serão dez locais, que ainda estão sendo decididos. Tudo isso será resolvido até 30 de dezembro.
Deixe o seu comentário