Alerta vermelho no Hemocentro de Nova Friburgo

Onda de frio nos últimos dias fez cair significativamente o número de doadores de sangue
sexta-feira, 13 de julho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Alerta vermelho no Hemocentro de Nova Friburgo

O Hemocentro Região Serrana, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, está em alerta vermelho por causa da queda nas doações de sangue. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, nenhuma bolsa de sangue foi coletada na última quarta-feira, 11, e, se a tendência continuar, cirurgias podem ser suspensas.

Geralmente, no inverno, o número de doadores diminui. Mas na última semana, com a onda de frio que derrubou as temperaturas no município, a quantidade de doadores diminuiu drasticamente, o que tem preocupado a direção do hemocentro e as autoridades de saúde locais. Na última quinta-feira, 12, a prefeitura fez um apelo nas redes sociais e em sua página na internet para que voluntários dediquem um momento do seu dia à doação de sangue e ajudem a salvar vidas.

Outra preocupação das equipes de saúde é que neste fim de semana começam as férias escolares e muitas famílias optam por viajar. Geralmente em períodos de férias, o índice de acidentes de trânsito aumenta, o que demanda maior procura por sangue para utilização em cirurgias.   

Como doar

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Menores de idade só podem doar sangue acompanhados por um responsável. Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

O Hemocentro Região Serrana fornece sangue para 13 cidades da região e funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h, na Avenida Rui Barbosa, 349, no pátio do Hospital Municipal Raul Sertã. Outras informações pelo (22) 2523-9000.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade