Na hora de redigir um texto, quem nunca teve dúvida se determinada palavra deve ser escrita com s, c, ss ou ç? Para ajudar a população a escrever corretamente, estas e muitas outras dúvidas bastante comuns na língua portuguesa poderão ser dirimidas no plantão gramatical que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lançará em breve. O atendimento será feito por telefone, com número exclusivo, e não será necessário se identificar para fazer as consultas. Ainda não se sabe se as ligações serão gratuitas ou pagas. O futuro Telegramática já está garantido atr avés de lei estadual de autoria do deputado Coronel Jairo (PSC).
O serviço contará com uma equipe de oito professores que se revezarão em dois turnos diários, de segunda a sexta-feira. O Telegramática irá beneficiar principalmente estudantes e redatores com o esclarecimento de dúvidas gerais, basicamente de ortografia, acentuação, concordância, regência e morfologia. A Secretaria Estadual de Educação será a responsável pela coordenação do serviço, que poderá ainda ser operacionalizado por instituições públicas ou privadas, que deverão implantar o sistema através de convênios.
O Telegramática da Alerj, porém, não é uma iniciativa inédita. Em Fortaleza-CE, um modelo semelhante tira dúvidas da população há pelo menos três décadas, com professores de língua portuguesa que atendem ao público diariamente. Há serviços idênticos também em Curitiba e Londrina-PR, Jundiaí-SP e Brasília.
O professor de língua portuguesa em Nova Friburgo, Reinaldo Moreira, observa que muitos alunos do ensino médio e adultos enfrentam dificuldades na hora de redigir qualquer tipo de texto devido a dúvidas de análise sintática. “A base gramatical dos jovens que estão chegando hoje às universidades reflete o comprometimento da qualidade do ensino fundamental, principalmente na rede pública”, avalia.
Deixe o seu comentário