Audiência pública realizada nesta terça-feira, 27, pela Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Alerj, debateu a possibilidade implantação de um Posto de Vistoria do Detran no município de Bom Jardim, com reflexos diretos sobre o atendimento realizado pelo sobrecarregado posto em Nova Friburgo. O encontro foi solicitado pelo deputado estadual Wanderson Nogueira, membro da comissão, que teve a oportunidade de debater com o vice-presidente do Detran, André Mônica, sobre as dificuldades que a população de Nova Friburgo passa atualmente com os serviços do órgão, e também a situação delicada de Bom Jardim.
A audiência teve participação efetiva dos representantes de Bom Jardim, como o prefeito, Antônio Gonçalves, o presidente da Câmara Municipal, vereador Napoleão, além de outros seis parlamentares da cidade. A demanda é pela instalação de um Posto de Vistoria do Detran, uma vez que o município possui cerca de 40 mil habitantes, mais de 13.500 veículos e apenas 15% de inadimplência.
O prefeito de Bom Jardim, Antônio Gonçalves, colocou a Prefeitura a disposição para ajudar a concretizar o projeto. “Vamos ceder o terreno se necessário for e queremos um estudo de viabilidade. Vamos marcar um próximo encontro com o presidente do Detran para que possamos avançar nas propostas e ver possíveis projetos já existentes. Não temos tempo a perder”, disse o prefeito.
Proponente da reunião, o deputado Wanderson Nogueira enfatizou a necessidade da instalação do posto de Bom Jardim para oferecer mais facilidade aos munícipes vizinhos e também desafogar os serviços do Detran em Nova Friburgo, que passa por sérias dificuldades. “É mais do que legítimo o pleito da população e representantes de Bom Jardim, que sofrem com o deslocamento demorado, pagamento de pedágios e demora no agendamento da vistoria. As pessoas de Bom Jardim são corretas. Um exemplo claro é a baixa inadimplência. As pessoas querem continuar desse jeito, mas precisamos oferecer condições apropriadas. Relatamos as dificuldades dos moradores de Nova Friburgo, é necessária uma ampliação do serviço no município”, destacou Wanderson.
Atualmente, o Posto de Vistoria de Nova Friburgo possui quatro linhas para fazer vistoria. Destas, uma está com defeito há mais de um ano, sem operação. A vistoria anual obrigatória está sendo realizada, mas com muita demora, tanto no agendamento, quanto no atendimento, devido às condições. A sugestão do deputado é ampliar o número de linhas para oito, ou retornar a prestação do serviço ao antigo Detran, onde existe uma pequena estrutura inutilizada no momento.
Um projeto de lei do deputado estadual Wanderson Nogueira quer regulamentar a vistoria veicular obrigatória no estado para que seja realizada de dois em dois anos, com veículos com mais de três anos e menos de 15 anos de vida útil. A lei determina que os veículos com placas terminadas em números pares façam a vistoria em anos pares e placas ímpares em anos ímpares. O projeto visa economia e racionalização dos recursos do estado, que vive uma das piores crises da história.
Deixe o seu comentário