Alberto Braune fecha nesta quarta às 21h para celebração de Corpus Christi

Mais de 90 tapetes vão colorir a avenida; programação do feriado conta também com procissão e missa campal
quarta-feira, 30 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A confecção de tapetes em anos anteriores (Arquivo AVS)
A confecção de tapetes em anos anteriores (Arquivo AVS)

A Avenida Alberto Braune será interditada às 21h desta quarta-feira, 30, para o início dos preparativos para a confecção de tapetes de sal de Corpus Christi. A celebração dessa festa religiosa católica é nesta quinta. A avenida será tomada pelo colorido dos tradicionais tapetes de sal. De acordo com a organização do evento, 93 peças confeccionadas por centenas de voluntários vão compor a passagem da procissão do Santíssimo Sacramento. A solenidade católica representa a instituição da eucaristia (a simbologia do corpo e do sangue de Cristo através da hóstia consagrada).

O tema do evento deste ano será o Ano do Laicato: ‘Leigos e leigas – discípulos e missionários de Jesus Cristo’. “Com esta temática, a solenidade de Corpus Christi refletirá sobre a missão e o protagonismo dos leigos e leigas dentro da Igreja Católica no mundo. O lema ‘Sede sal da terra e luz do mundo’ (Mt 5,13,14), está diretamente relacionado à missão de cada batizado”, informou a Diocese de Nova Friburgo através de nota.

A confecção dos tapetes começará por volta das 6h. Este ano, para homenagear Jesus Eucarístico, serão utilizadas 35 toneladas de sal, tingidas nas mais diversas cores para ornar os desenhos. Para esse trabalho, fiéis das paróquias se unem a grupos de colégios, instituições militares e entidades sociais.

Mas a celebração de Corpus Christi não se limita a confecção de tapetes. Às 15h, fiéis se reunirão na Rua Coronel Zamith, ao lado da Paróquia São Bento Abade, às 15h, para a missa solene, que será presidida pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso seguida de procissão e bênção final, às 18h na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Toda a extensão da Avenida Alberto Braune até a Rua Coronel Zamith será interditada para as marcações dos tapetes a partir das 21h de hoje, 30.

Segundo a bíblia, a eucaristia foi instaurada por Cristo durante a Santa Ceia, na quinta-feira que precedeu sua morte. Por isso, de acordo com a tradição, a festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade