Texto: Karine Knust / Fotos: Amanda Tinoco
O verão está se despedindo, mas andando pela Avenida Alberto Braune ainda é possível ver peças da estação nas vitrines. E para acabar com os estoques, as lojas chegam a oferecer descontos de até 70%. Segundo o proprietário de uma loja de roupas no centro da cidade, Marlon Cardinot, diversos clientes aguardam a liquidação para adquirir produtos.
Porém, as vendas de liquidação de verão deste ano não atingiram as expectativas, dizem os lojistas. Para a gerente de uma loja de calçados, Bárbara da Silva, uma das justificativas é que o início do ano é acompanhado de compromissos: "Nós tínhamos uma expectativa bem maior do que a que foi alcançada até agora. Eu acredito que estamos vivendo uma crise financeira e, além disso, as pessoas estão sem dinheiro por conta dos compromissos com IPVA, IPTU, material escolar e o restante das contas de fim de ano”.
Diferente do habitual, esse ano o comércio não padronizou o período de desconto da coleção verão. A chamada queima de estoque começou em janeiro na maioria das lojas, mas o término ocorre em diferentes períodos. Daniela Deslamdes, gerente de uma loja de roupas e acessórios, acredita que a necessidade do cliente faz diferença na hora de decidir quando expor a nova coleção: "Esse ano cada loja colocou promoção num mês diferente. Antigamente, as promoções começavam em janeiro e a coleção nova só era exposta no fim de março; hoje não é mais assim. Acho que a questão é estabelecer esse período de acordo com o consumidor. Às vezes o cliente de uma determinada loja ainda está aproveitando a liquidação, enquanto o meu cliente já está pedindo a coleção nova. Nós, por exemplo, lançamos a coleção em fevereiro”.
Apesar de as peças de outono/inverno já estarem tomando conta das vitrines, ainda dá tempo de aproveitar as promoções. Muitas peças de liquidação continuam expostas para venda no interior da loja.
De acordo com o proprietário de uma loja de roupas, Marlon Cardinot:
"Alguns clientes aguardam a liquidação para adquirir o produto.”
Ainda é possível encontrar vitrines com cartazes de descontos pela cidade
Deixe o seu comentário