A Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo (FMS), em parceria com a equipe da Gerência Estadual de DST/Aids, capacitou 30 profissionais de saúde da rede para a realização de testes rápidos de HIV em colegas do setor e que podem ser feitos somente até hoje, 3, nas unidades de saúde municipais. Segundo a portaria 151/2010 do Ministério da Saúde, é preciso otimizar os exames para que mais pessoas o façam.
— O objetivo desta capacitação foi ampliar a oferta do teste à população com resultados mais rápidos e ágeis — diz Shirley Aguiar, bióloga virologista. Ela argumenta ainda que o teste rápido não substitui os realizados nos laboratórios, mas que colabora na atenção à demanda de grupos de risco que não tem muito tempo para esperar, como, por exemplo, os caminhoneiros.
A capacitação se dividiu em três momentos. No primeiro dia os presentes aprenderam a fazer a conciliação pré-teste. Shirley explicou que acolher bem os usuários é fundamental para que eles se sintam mais a vontade com o teste. A segunda etapa é a realização do exame. Com apenas 20 minutos e com uma gota de sangue somente o paciente obtém o resultado. A terceira etapa é aprender a dinâmica do aconselhamento pós-teste. O mesmo profissional que entrega o laudo com o diagnóstico é o que realiza o aconselhamento.
Para Tereza Pólo, coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, o apoio da secretária de Saúde, Jamila Calil, em promover o curso de teste e diagnóstico de forma rápida foi fundamental.
— Com este treinamento mais unidades de saúde oferecerão ao paciente um resultado rápido. Se diagnosticado precocemente e tratado o paciente, certamente, aumentará sua qualidade de vida — diz Tereza.
A FMS já trabalha alguns anos na ampliação de exames de HIV em públicos de maior vulnerabilidade. Entre eles destacam-se os profissionais do sexo e profissionais que utilizam instrumento perfurocortantes. Segundo Shirley, algumas pessoas procuram municípios vizinhos para fazer o teste.
— Muitas vezes por constrangimento em conhecer os profissionais de saúde de sua cidade, a pessoa procura unidades de saúde de municípios vizinhos. Temos que agilizar esses testes para que tenham o resultado no mesmo dia — completou a técnica.
Os participantes do curso receberão certificado e estarão aptos a execução dos testes em suas Unidades de Saúde. O Programa Municipal DST/Aids está instalado da Policlínica Centro, Suspiro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Deixe o seu comentário