Texto e foto: Eloir Perdigão
O advogado e ex-delegado João Luiz Aguilera Campos, de 82 anos, assumiu pela quarta vez a presidência do Lions Clube Nova Friburgo. Tendo passado por uma cirurgia há pouco mais de um ano, Aguilera ainda se recupera e relutou em aceitar o cargo. Porém, os amigos o convenceram de que ele se recuperaria melhor exercendo o novo cargo do que em casa. Ele aceitou a incumbência e já movimenta sua equipe para o cumprimento das metas deste ano.
Aguilera está à frente do Lions desde 9 de julho último, sucedendo Rosane Encarnação. Sócio desde maio de 1957, oito meses após a fundação do clube, há três anos ele havia assumido a terceira vice-presidência, passando, nos anos seguintes, para a segunda e primeira vice-presidência, assumindo a presidência neste ano. Apesar de ter relutado um pouco em função da recuperação da saúde, o incentivo dos companheiros, por unanimidade, o deixaram feliz e entusiasmado.
BANCO DE OLHOS
O novo presidente explica que o Lions Clube Nova Friburgo tem cinco atividades permanentes. A principal é o Banco de Olhos. No mundo inteiro o Lions tem a fama de ser o cuidador dos olhos, através do programa Visão em primeiro lugar. Em Nova Friburgo esse programa é levado adiante através do Banco de Olhos, para onde são destinados 20% de todo o valor arrecadado pelo clube.
Todos os anos são desenvolvidas nas escolas atividades de verificação da acuidade visual das crianças. Diante de qualquer problema detectado, o Lions cuida do tratamento, fornece os óculos gratuitamente se necessário e chega até a se responsabilizar por cirurgias e transplantes de córneas. Tudo executado em Nova Friburgo.
BERÇO ESPERANÇA
Através desta segunda atividade permanente, o Lions fornece enxovais completos para as mamães constando de 30 itens. São cobertores, sapatinhos, toalhas, fraldas, enfim, tudo que se faz necessário para os cuidados com os bebês.
O material constante dos enxovais são confeccionados pelas próprias esposas dos leões, carinhosamente chamadas de domadoras. Elas conseguem o material, preparam e fazem as entregas no Hospital Maternidade e demais instituições. O único requisito é que sejam pessoas carentes.
CADEIRA DE RODAS
Essa é a terceira atividade permanente do Lions. As cadeiras de rodas são emprestadas pelo tempo que se fizer necessário. Além das cadeiras são emprestadas também muletas, bengalas e demais instrumentos que beneficiem os deficientes físicos.
Há casos em que as pessoas devolvem os instrumentos em pouco tempo, com o fim da enfermidade. Outras, entretanto, permanecem anos usando os equipamentos e, às vezes, toda a vida.
CAMPANHA DO TRÂNSITO
A quarta atividade, muito necessária nos dias atuais, desenvolvida todos os anos, é a campanha do trânsito. Neste ano o Lions vai doar um livreto, publicado inicialmente quando Aguilera foi diretor do Detran. Está sendo atualizado para ser distribuído aos motoristas de Nova Friburgo junto com um kit que tem uma sacola para o lixo do veículo, pano para limpeza e outros acessórios.
De acordo com Aguilera, a previsão é de que a campanha seja feita em janeiro do próximo ano, que segundo ele, é o período em que o trânsito fica mais confuso em Nova Friburgo. Tudo vai depender da elaboração do material.
DIA DA CRIANÇA
A distribuição de brinquedos nos bairros carentes de Nova Friburgo em 12 de outubro, Dia da Criança (criação do deputado federal friburguense Galdino do Valle Filho) é a quinta atividade permanente do Lions, todos os anos. Os brinquedos são arrecadados junto à comunidade, às vezes usados e recuperados, ou mesmo novos, comprados. “É uma festa para a criançada. E graças a Deus, nunca têm faltado brinquedos”, destaca Aguilera.
IDOSOS
Além disso, Aguilera quer desenvolver mais uma atividade nesta sua gestão, beneficiando os idosos, tanto aqueles da Casa dos Pobres São Vicente de Paulo quanto do Lar Abrigo Amor a Jesus. Possivelmente em setembro vindouro deverá ser realizado na Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), o Baile do Candelabro. Toda a arrecadação será destinada aos idosos das duas instituições.
A ALEGRIA DE SERVIR
Aos 82 anos, João Luiz Aguilera Campos é atualmente o leão mais antigo do Distrito LC 11, que compreende os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Superando as dificuldades, ele reúne as forças necessárias para mais uma gestão no Lions Clube Nova Friburgo e procura dar cabo de todas as atividades.
“Esta é uma demonstração que trabalho não faz mal a ninguém”, afirma Aguilera. E complementa: “O valor de servir é muito grande. E meu slogan para este ano é a alegria de servir. Nós todos temos que ter não só prazer e satisfação, mas ter alegria em servir. Porque servir é muito melhor que ser servido. Quem serve tem que ser alegre e feliz”, encerrou Aguilera.
Deixe o seu comentário